Geral

Coordenador da Funai palestra em Garibaldi neste sábado

Situação dos indígenas acampados em praças públicas sem as mínimas condições de higiene será debatida
12/08/2019
Portal Adesso

     A comunidade de Garibaldi terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas acerca da presença de indígenas no município neste sábado, dia 17, em palestra com o coordenador técnico da Funai de Nonoai, Lair José Santin. O evento ocorrerá das 8h às 12, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Giuseppe Garibaldi, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social.

     O objetivo é proporcionar que a comunidade conheça a realidade das tribos indígenas, uma vez que sua instalação sazonal no município gera dúvidas na população, de acordo com o secretário Calvete Poleto. O palestrante explica que, além da agricultura, as tribos trabalham com a venda de artesanato e se deslocam para várias cidades para isso. “Mas eles não podem acampar em áreas públicas, nem deixar as crianças mendigarem sozinhas”, cita Santin. Os direitos e deveres dos índios, seu comportamento nas cidades e como a sociedade deve agir em casos de mendicância também serão alguns dos temas abordados na palestra.

     Na região de Nonoai (norte do RS), há cerca de 8.000 indígenas pertencentes há mais de mil famílias. Segundo Santin, os índios que costumam vir para a região de Garibaldi são da tribo caigangue.


MAIS NOTÍCIAS