Eventos/Cultura

Escritor Giovanni Mattiello lança o livro “No coração do Pai”

Na obra o autor faz uma reflexão sobre a hospitalidade do Reino de Deus
29/09/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação
Anterior Próximo

     O amor de Deus e seu coração acolhedor são os fios condutores da reflexão trazida no novo livro lançado pelo Sociólogo, Mestre e Doutor em Teologia Giovanni Mattiello. A obra “No coração do Pai” foi baseada em trechos da tese de Doutorado defendida por ele e faz uma reflexão sobre a hospitalidade do Reino de Deus.

     No livro, Mattiello interpreta o Reino de Deus e a maneira de agir de Jesus, como nova experiência de Deus hóspede, que visita seu povo e espera ser acolhido na fé. Da mesma forma que se coloca como hóspede, Jesus revela o Reino de Deus em sua abertura incondicional ao ser humano, em seu caráter inclusivo e acolhedor.

     É o Reino que abre as portas a toda a humanidade e se torna o anfitrião de uma nova fé, a qual transcende limites geográficos, espaciais, étnicos, sociais, culturais e políticos.  Ainda, Mattiello apresenta o mandamento do Amor como lei fundamental do Reino e da hospitalidade, enfatizando que Jesus convida a reconhecer o amor verdadeiro que emana de Deus e se converte em misericórdia e compaixão. 

     “O evangelho do Reino inaugura uma nova hospitalidade, coloca toda a criação no coração do Pai e dá novo sentido ao que é o amor. Inaugura o tempo de acolher e ser acolhido, de amar e ser amado, de receber e de ofertar o Reino. Esse é o nosso tempo: de amar e de cuidar. O tempo de ofertar cuidado como ato de hospitalidade e, a hospitalidade, como um gesto de amor”.

     O livro faz uma análise de como a hospitalidade envolta em compaixão se coloca diante do ser humano nos dias de hoje como uma fé vivencial “que o provoca e o convida a assumir os valores do evangelho em meio a tantos desafios e dificuldades que emergem na sociedade”.

     Segundo Giovanni, essa hospitalidade é a chave para interpretar fenômenos causadores do sofrimento humano, entre os quais migrações, discriminações, empobrecimento, economia, globalização e políticas públicas. “... a hospitalidade compassiva reconhece a fragilidade humana não como fraqueza, mas como condição que desencadeia interdependências e, assim, suscita colaboração, reciprocidade e solidariedade”.

     A aquisição da obra pode ser feita no Escritório Paroquial, junto à Paróquia São Pedro de Garibaldi, ao valor de R$ 30,00. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo (54) 99174-3176 (WhatsApp).


MAIS NOTÍCIAS