Educação

Projeto-piloto busca divulgar o turismo nas escolas municipais

Estudantes de Garibaldi participam de palestras com profissionais do setor
16/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Bruno Milan Divulgação

     De forma a despertar nos estudantes o interesse em conhecer a cidade onde vivem e, simultaneamente, a valorização pela história, cultura e patrimônio local, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) inicia um projeto-piloto nas escolas municipais.

     Atualmente, o município possui oito escolas de ensino fundamental na rede municipal de ensino e foi constatado que muitas crianças que estão matriculadas não têm acesso aos atrativos e rotas turísticas. “Um dos motivos detectados é que muitas famílias vieram de outras cidades, principalmente da região da fronteira do Estado e até de fora do país, como venezuelanos e haitianos. Dessa forma, o objetivo do projeto é sensibilizar e conscientizar alunos e professores sobre a importância do turismo, da cultura e do patrimônio, envolvendo-os em uma abordagem participativa”, explica a secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach.

     As primeiras escolas atendidas serão sendo elas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Madre Justina Inês e Valentin Tramontina. De 23 a 25 de outubro, os dos 4º e 5º anos alunos receberão um ciclo de palestras com empreendedores do turismo, de forma interativa, se deslocando até os estabelecimentos.

     “O turismo está em constante crescimento e desenvolvimento em Garibaldi, sendo responsável por movimentar a cadeia econômica, gerando emprego e renda em diversos segmentos, como hotelaria, gastronomia e comércio. Temos muitos atrativos em nossa cidade e também fortalecemos a criação de novos eventos pelo poder público. Fazer essa integração com as escolas, divulgando e valorizando nossa cidade é muito importante, pois possibilitamos que os professores e alunos sejam multiplicadores dessa proposta”, destaca o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.

Palestrantes:

Empreendedora Mariana Milani – Devorata Trufas Artesanais

Diretor de Marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.

Empreendedora Raísa Bettú Lazzari – Osteria della Colombina, da Rota Turística Estrada do Sabor.

Gerente da Pousada dos Frades, Ademir Antonelli.


MAIS NOTÍCIAS