Geral

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça conversam com alunos em Bento

Capitães da Força Aérea Brasileira visitaram e interagiram nas escolas municipais
17/10/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Devido às más condições climáticas na última quarta-feira, 11 de outubro, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça precisou ser cancelada. No entanto, os pilotos estiveram em Bento Gonçalves para realizar um bate-papo com os alunos da rede municipal de ensino. Eles visitaram as EMEFs Ulysses Leonel de Gasperi, Vânia Medeiros Mincarone e a EMTI São Roque. Na EMEF Ulysses Leonel de Gasperi, os Capitães André Neri e Felipe Augusto Kafka foram recepcionados pela equipe diretiva, professores e alunos do terceiro, quarto e quinto anos. Sob os olhares curiosos e atentos, os militares discorreram sobre a emoção de integrar a Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça, que está operando há 71 anos no Brasil, tendo estreado em 1952.

     O Capitão André Neri está na Força Aérea Brasileira há treze anos e há dois na Esquadrilha da Fumaça. Ele pilota A29 Super Tucano e destaca sobre essa oportunidade de aproximação com o público. “A gente costuma conversar com as pessoas sobre o que é a Força Aérea, sobre a Esquadrilha da Fumaça, detalhes sore a nossa operação, bastidores, e formas de ingresso". “Para gente é um privilégio muito grande fazer parte da Força Aérea Brasileira e da Esquadrilha da Fumaça. Além de ter a nossa missão de ser cumprida, de atuar em prol da soberania de nosso país, é mostrar para as pessoas que aquilo que a gente faz, outras pessoas podem fazer. Mostrar o caminho que a gente trilhou”, enfatiza o capitão.

     O Capitão Felipe Augusto Kafka está há 16 anos na Força Aérea Brasileira e quatro anos na Esquadrilha na Fumaça e pilota, também, um A29 Super Tucano. Ele relata a emoção de integrar a Força Aérea. “Meu pai era militar, sargento da Força Aérea, e despertou essa vocação em mim, de servir, desempenhando funções nobres, a integração do território nacional, a defesa da nossa fronteira. É uma satisfação muito grande”.  A diretora do educandário, Ana Paula Poletto, ressalta sobre o momento único de receber os pilotos. “Ficamos muito felizes de receber em nossa escola os pilotos da Esquadrilha da Fumaça. Nossos alunos estavam realizados ouvindo as vivências dos pilotos. Gratidão a todos por oportunizar esse momento”.




MAIS NOTÍCIAS