Educação

Faculdade Fisul promoveu palestra com Cacique Kaigang

30/10/2015
Portal Adesso-Benito Rosa

     A Fisul, mais uma vez, prestigiou a região da Serra com o evento “Fisul Personalidades”, apresentando em seu auditório, no último dia 29 de outubro, o professor indígena,  Zaqueu Claudino Kaigang, que palestrou sobre “Políticas indigenistas no Brasil”.

     Acompanhado pela esposa e filha, foi recepcionado pela diretora geral, Marlene Helena Nichel, pelo reitor Roberto Macagnan e pela coordenadora do Curso de Direito, Vera Lúcia Dalla Valle Biolchi.

     O  convidado apresentou a situação dos povos indígenas brasileiros que foram explorados desde a época do descobrimento. A população indígena no Brasil diminuiu para menos de 900.000, quando eram milhões. Kaigang emocionou os presentes quando, ao final, depois de afastar o conteúdo projetado em tela, falou com alma e coração ao dizer que “hoje meus irmãos moram à beira das estradas e em barracos cobertos por lona plástica, pois não têm as terras que lhe são de direito

     Ao rebater, com classe, o questionamento de um dos presentes que lhe solicitou explicar os motivos pelos quais os índios, hoje, reclamam benefícios, mas já se utilizam de aparelhos tecnológicos em seus condomínios, inclusive as crianças indígenas, respondeu: ““vocês admitiriam que eu andasse pelas ruas de Garibaldi pelado, afinal de contas, sou índio e tempos atrás eu e todos nós nas tribos vivíamos pelados?!? Eu seria processado por atentado ao pudor. Não posso então me vestir como estou hoje aqui na frente de vocês? Calcei meus sapatos quando tinha 14 anos. Demorei para me acostumar a andar com eles, pois sempre andei descalço. Quando saí da minha terra e fui cursar pós-graduação em Porto Alegre,sofri muito, fui alvo de gozações.. Comprei celulares para meus pais, mulher e filhos para nos comunicar e saber do dia-a-dia de cada um. Servimo-nos, sim, desses meios modernos, mas somente para atender nossas necessidade, nada mais.”

     A plateia levantou, aplaudindo-o fortemente.

MAIS NOTÍCIAS