Geral

Dia para recordar daqueles que já partiram

Lidar com o luto ajuda na superação da dor para seguir a vida
01/11/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos Dayan Santarosa
Anterior Próximo

     Segundo a tradição da Igreja Católica, o Dia dos Fiéis Falecidos, Dia de Finados, é celebrado no dia 02 de novembro, logo a seguir ao dia de Todos os Santos. Em outras partes do Mundo a data também é celebrada como Dia dos Mortos (confira abaixo horários das Missas). 

     Mas como lidar com a perda de um ente querido? Como superar a ausência que nesta época aperta a saudade de muitos. “A data surge como uma forma de resgatar lembranças e dar sentido ao legado das pessoas que partiram e que sempre serão importantes. Trata-se de uma maneira de manifestar a saudade, o respeito, o carinho e o amor que nunca morrem”, explica a psicóloga, Franciele Sassi, Especialista em Luto e Perdas. 

     Ela ressalta que a ocasião pode ser vivida como uma conexão entre dois lados, ou seja, daqueles que estão aqui e os que já partiram desta vida, mas que permanecem vivos nos corações e nas lembranças. “É como se fosse um fio invisível que entrelaça a vida e a morte, mas de uma forma que possibilita a continuidade da existência sob uma outra dimensão que é a dimensão do amor”, explica. 

     Esse momento pode ser encarado como um aprendizado para o amor com os que já não estão mais entre nós. “O Dia de Finados é a prova concreta de que nunca vai ser esquecido quem se ama. E que além disso existe um momento especial que trata de lembranças e homenagens. Acima de tudo os vínculos de amor que se estabelecem ao longo da vida se transformam para sempre. Então é possível pensar que o amor nunca morre, e que a condição da morte apresenta a possibilidade de amar em separado por meio de uma conexão eterna de memórias e de afetos”, destaca a psicóloga. 

     Franciele aconselha que o Dia de Finados não precisar ser vivido como um período de tristeza, angústia ou pesar e que existem inúmeros caminhos para confortar o coração. Assim é possível passar o dia de mãos dadas com a saudade em qualquer ambiente que possa trazer maior sensação de conforto e controle sobre a vida. “A eternidade do amor não depende do tempo e do espaço, então a data pode ser mais simbólica do que concreta. Mas é importante que dentro de nossas possibilidades e crenças fazer a nossa ritualização que tem um sentido para a nossa continuidade da vida”, acrescenta. 

Confira os horários de Missas 

Carlos Barbosa 

Cemitério Público Municipal 9h e 16h 

09h – Matriz Nossa Senhora das Graças de Arcoverde

Bento Gonçalves 

Cemitério Central - 8h, 10h, 14h e 16h

Cemitério São Roque - 9h e 16h

Cemitério de Santo Antão - 9:30 e às 16h

Garibaldi 

Cemitério Público Municipal às 9h e 18h 


MAIS NOTÍCIAS