Geral

Mais de 50 animais são castrados por mês em Garibaldi

29/09/2017
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Poder Público oferece o serviço de forma gratuita há cinco anos

     Com a chegada da primavera, a tendência dos animais entrarem em cio aumenta. Dessa forma, é necessário que os donos de pets tenham um cuidado redobrado.

     De acordo com o veterinário Fernando Amaro, a castração é o método mais indicado para quem não deseja que o animal entre no período do cio. Após o procedimento, é necessário ter alguns cuidados por um período de 7 a 10 dias, como evitar a exposição e passeios.

     Questionado sobre a medicação que muitos donos adotam, Amaro salienta que este não é um método seguro ou indicado. A quantidade hormonal por dose é muito alta, podendo causar sérios efeitos colaterais a longo prazo, como tumores de mama.

     Para quem deseja castrar seu animal de estimação, a Prefeitura de Garibaldi oferece o procedimento de forma gratuita para cães e gatos do sexo feminino. O pedido de castração é feito na Vigilância Sanitária e, o responsável pelo animal deve apresentar seu CPF e um comprovante de residência.

     Os gastos de deslocamento e medicação ficam a cargo do responsável do animal, sendo que a prefeitura arca com o valor da castração.

     Após o pedido, o prazo máximo para a chamada é de 3 meses. Durante o procedimento, o animal recebe um microchip, onde as informações do responsável serão gravadas, como forma de identificação.

     Segundo a Secretária de Saúde, Simone Agostini, a Prefeitura tem este projeto a cinco anos e, castra por mês entre 55 a 62 animais. Até setembro, a veterinária responsável pelos procedimentos é Alessandra Rossini. Uma nova licitação está em andamento para decidir quem irá realizar os procedimentos, pelos próximos cinco anos.

 

 

MAIS NOTÍCIAS