Saúde

Bento Gonçalves já registra 189 casos de dengue

Vigilância Sanitária alerta para manutenção de medidas de prevenção
12/12/2023 Em Bento Gonçalves
NB - Notícias de Bento- Foto: Rodrigo de Marco- Divulgação

     Bento Gonçalves continua registrando diversos casos de Dengue. Até o momento já foram contabilizados 189 contaminados autóctones - quando a doença é transmitida no próprio município - além de quatro casos de chikungunya. Com as grandes chuvas e o calor, a Secretaria de Saúde (SMS), através dos agentes de endemias, vem intensificado o combate ao mosquito Aedes aegypti.

     As equipes realizam diariamente uma série de ações, entre visitas em locais com suspeitas de casos, como em residências, terrenos baldios, empresas, dentre outros locais que possam estar com acúmulo de lixo ou água parada. Em 2023 foram contabilizados, até o momento, 189 casos de dengue, sendo todos eles autóctones. 

     Os principais bairros onde foram encontradas larvas do mosquito são: Ouro Verde, Borgo, Santa Helena e Vila Nova II, sendo que, neste último, serão feitas intervenções ao longo de toda essa semana, já que é considerado o local com maio número de casos de proliferação do Aedes aegypti. 

     A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, comentou sobre o trabalho dos agentes de endemias. “Nas visitas diárias dos agentes de endemias não são coletadas larvas de mosquito, pois já sabemos que o município é infestado. Durante as visitas os profissionais orientam sobre a doença e os cuidados para não proliferação dos mosquitos, assim como mapeiam os locais com maior quantidade de lixo para orientar as atividades de ”bota fora", onde a população pode descartar todo material que pode se tornar criadouro”.

     Ainda conforme a médica veterinária “a prevenção é a melhor forma de combater a doença. É importante evitar o acúmulo de lixo, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia em vasos e plantas e cobrir hermeticamente tonéis e caixas da água. Todo local e objeto que acumular água parada deve ser eliminado, pois é aí que se prolifera o mosquito da dengue”.


MAIS NOTÍCIAS