Eventos/Cultura

Monte Belo do Sul estimula arte e valorização cultural em concurso

Canções criadas por estudantes foram registradas em áudio e em videoclipes
04/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação
Anterior Próximo

     O acervo de canções folclóricas italianas marcado por clássicos como “Merica, Merica” ou “Quel Mazzolin di Fiori”, entrou para o imaginário coletivo dos moradores da Serra gaúcha. Além de evocarem memórias nos descendentes de italianos mais antigos e de despertarem a sensação de pertencimento nas novas gerações, as músicas carregam uma forte carga identitária e servem de inspiração para composições no Talian, que é uma língua particular.

     Originado pelos descendentes de imigrantes da região ao mesclar italiano ao português, o talian é um idioma reconhecido, que possui gramáticas, dicionários e um vasto acervo de publicações dos mais diversos gêneros. Mais do que isso, é a base de valorização de uma proposta educacional e cultural em curso em Monte Belo do Sul – e que ganha nova evidência no dia 11 de agosto. Nessa data, o município apresenta os vencedores do projeto Produzindo Música em Talian na Escola, com a exibição de seis videoclipes, no ginásio de esportes da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini, às 19h.

     Ao todo, 13 temas foram inscritos, e seis foram selecionados como os melhores por uma comissão de 5 jurados especialistas na língua, formada pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, promotora do concurso. São esses, cujas composições foram arranjadas com melodias próprias e gravadas por grupos locais, que estarão representadas no evento em forma de audiovisual. 

     Para escolher os alunos vencedores, o Centro de Tradições Italianas analisou quatro itens – letra e título; tema escolhido; o uso do talian; e a estrutura (estrofes/refrões). Além de terem seus nomes gravados num projeto de valorização de identidade do município, eles vivenciaram uma experiência cultural, tendo suas habilidades artísticas aguçadas, sendo reconhecidos por isso. Os seis escolhidos receberão R$ 3,2 mil em premiação, além de troféu e certificados que serão entregues no dia do evento. Os demais participantes do concurso serão premiados com certificados e medalhas.

     As composições dos estudantes-artistas foram gravadas pelos grupos Coral Adulto Musicando Melodias, Coral Infantil Alegria de Cantar, Grupo Vicentino, Coral Juvenil Monte Belo e Grupo Ragazzi dei Monti e pela cantora Caroline Razador – integrantes, em sua maioria, do projeto social Monte Belo: música, canto e dança. 

     O projeto Produzindo Música em Talian na Escola conta com recursos do Pró-Cultura/RS – FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sendo realizado pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, com apoio da prefeitura.  




MAIS NOTÍCIAS