Geral

Bebê de 35 dias morre após ser levado duas vezes na UPA

Falecimento da criança ocorreu na terça-feira (19) em Bento Gonçalves
21/12/2023 Em Bento Gonçalves
NB- Notícias de Bento - Marcelo Dargelio

     Mais uma morte ligada à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas em Bento Gonçalves foi registrada nesta semana. Após a misteriosa morte de Evandro Lemes Romagna, de 31 anos, os pais de uma bebê de apenas 35 dias denunciam nova negligência médica na morte da filha. A bebê morreu na terça-feira, 19 de dezembro, após os pais terem ido na unidade no dia 18 de dezembro e ela ter sido medicada e mandada para casa novamente. O caso será registrado pela família na Polícia Civil.

     De acordo com o casal Giovani Ornelio e Silmara Nunes, tudo começou ainda no dia 12 de dezembro, quando eles levaram a filha Anita Caroline Ornelio até o Pronto Atendimento no bairro São Roque com problemas respiratórios. Na oportunidade, segundo o casal, o médico que realizou o atendimento disse que estava tudo certo com os pulmões da bebê. Porém, eles denunciam que o medicamento receitado não seria condizente para uso com recém-nascidos.

     Na segunda-feira, 18 de dezembro, a bebê voltou a passar mal e o casal então foi até a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, no bairro Botafogo. Na casa de saúde, os pais denunciam que o pediatra que atendeu disse que estava tudo certo com a criança, sem realizar exames mais específicos, como um raio-x, por exemplo, e mandou o casal para casa. 

     Na terça-feira, 19, o estado de saúde da bebê se agravou e ela foi levada novamente até a UPA 24 Horas. O casal revelou que o pediatra que atendeu a bebê informou que a medicação prescrita anteriormente não era a adequada para um recém-nascido. Percebendo que o quadro clínico era grave, o profissional encaminhou a bebê para uma internação de urgência no Hospital Tacchini. 

     No hospital, foi constatado que a bebê estava com pneumonia e uma bactéria nos pulmões. A recém-nascida acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória e vindo a óbito, apesar do esforço dos médicos. A bebê foi sepultada nesta quarta-feira, 20, e os pais agora juntam os documentos dos atendimentos e irão registrar ocorrência policial para que a morte da filha seja investigada.

A Prefeitura de Bento Gonçalves emitiu um comunicado através de sua Assessoria de Imprensa.

A Secretaria da Saúde (SMS) lamenta profundamente e se solidariza com a família do bebê, falecido nesta quarta-feira (20), no Hospital Tacchini. O paciente foi atendido no dia 12 no PA Zona Norte pelo médico pediatra, a família foi orientada e a criança medicada. Posteriormente deu entrada, no dia 18, e recebeu o atendimento e medicação. No dia 19 de dezembro retornou à UPA no Botafogo, sendo transferida para o Hospital Tacchini, onde recebeu atendimento dos profissionais no hospital, porém após algumas horas apresentou piora no quadro clínico e infelizmente veio a óbito.

Mais uma vez, a Secretaria reitera seu profundo pesar e respeito à família. E se coloca à disposição para qualquer informação. Paralelamente está realizando a verificação dos prontuários médicos.


MAIS NOTÍCIAS