Turismo e Gastronomia

Monte Belo prepara a Abertura da Vindima 2024

Novidades do evento, programado para janeiro foram divulgadas nesta quinta-feira
22/12/2023
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Mais tradicional encontro voltado a promover a cultura da uva e do vinho em Monte Belo do Sul, a Festa de Abertura da Vindima vai celebrar suas origens na oitava edição do evento, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2024. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, durante a divulgação dos atrativos da festa, que volta a concentrar sua programação no centro do município. A maior parte da agenda se concentrará na Rua Sagrada Família, no trecho em frente à prefeitura, ponto histórico no qual a festa abria a programação da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), de Bento Gonçalves – cidade da qual Monte Belo do Sul se emancipou em 1992.

     Outras atividades vão ocorrer na Rua Arthur Beltrame, no Salão Paroquial e na Praça Padre José Ferlin, bem como em seu entorno. A migração do evento para a área central de Monte Belo – na última edição, em 2018, ele ocorreu numa região mais afastada –, além de atender a um aspecto ancestral do encontro, pretende oferecer uma segurança extra aos visitantes. A ideia é impedir que a ocorrência cada vez mais constante de eventos climáticos extremos prejudiquem a experiência de quem estiver visitando Monte Belo. “Vamos estar mais próximos de toda a infraestrutura pública do município”, diz o prefeito, Adenir José Dallé. A nova edição da Festa da Abertura da Vindima chega com uma expectativa acumulada de seis anos após a realização da última edição. Por isso, o encontro foi planejado para, em quatro dias, condensar toda riqueza cultural e econômica do belo município serrano, que conserva não só a vida simples de sua típica comunidade rural, como também os cenários de um vilarejo que guarda semelhança com o de regiões do norte da Itália, de onde veio grande parte das famílias colonizadoras da região.

Desfile alegórico, pisa de uva e show internacional

      É nesse lugar quase cênico que estará retratada, por meio das atrações da festa, a vida das pessoas de Monte Belo. Isso poderá ser visto por todos os ambientes da festa, mas será na Rua Arthur Beltrame que ele aparecerá de modo mais intenso. No logradouro do antigo pórtico do município, ocorrerá o aguardado desfile de carros alegóricos, considerado o ápice do evento. A ocasião reúne as comunidades de Monte Belo para que exibam suas trajetórias e seus costumes, baseados no legado deixado pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. O desfile ocorrerá no domingo, dia 28 de janeiro, no sentido pórtico-praça, às 14h. “A riqueza da nossa gente é a nossa história, a história de quem construiu essa comunidade. Por isso, nos preocupamos em resgatar algumas origens, tanto da festa em si quando da imigração, com a ideia de buscar e valorizar a essência desse grande acontecimento para nossa comunidade que é a vindima”, ressalta o secretário municipal da Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.

     Na Rua Sagrada Família, coberta por uma estrutura de lona e onde acontecerá a maior parte do evento, como as apresentações artísticas, incluindo o show do Nenhum de Nós (dia 26) e a performance internacional da cantora italiana Mafalda Minozzi no encerramento do evento (veja programação abaixo), estará uma das novidades dessa edição, a pisa de uvas. Numa mastela de três metros de diâmetro, os visitantes poderão viver uma tradição dos primeiros imigrantes, que extraíam o sumo das uvas pisando sobre elas, a fim de elaborar o próprio vinho.

     É direto de uma pipa, ainda, que os visitantes poderão se abastecer de sucos e vinhos, que serão comercializados durante a festa. Já as uvas, recém-colhidas, serão oferecidas de graça aso visitantes. Nesse clima hospitaleiro, ocorre a ExpoMonte, feira multissetorial formada em sua maioria por empreendedores locais O espaço reunirá vinícolas, restaurantes, tanoarias, produtos da agroindústria familiar, artesanato, entre outros itens com a assinatura do município – mais de 70% dos participantes são originários de Monte Belo. Assim, o público poderá apreciar a famosa gastronomia do lugar na companhia dos destacados rótulos de vinhos e espumantes elaborados no município que contam, desde 2013, com o reconhecimento de Indicação de Procedência.

     A vitivinicultura, por sinal, é a base da economia de Monte Belo do Sul, cuja população é de 2,5 mil habitantes (Censo, 2022). Conhecido por ser o maior produtor per capita de uvas viníferas da América Latina (16t per capita/ano), aquelas utilizadas para vinhos finos, o município detém 80% da área delimitada da IP Monte Belo (56,09 km²) – o restante está localizada em pequenas porções de terras de Bento Gonçalves e de Santa Tereza. A uva é maior cultura agrícola cultivada no município, respondendo por 86,3% do total, de acordo com o Perfil das Cidades Gaúchas, do Sebrae. Por isso, a Festa da Abertura da Vindima reserva parte de sua programação para valorizar e promover a agricultura do município. Também na Rua Sagrada Família, haverá exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, enquanto no andar superior do Salão Paroquial ocorrerá, no dia 27 de janeiro pela manhã, a quarta edição da Jornada Rural, realizada em parceria com a Emater.

Serviço

O quê: 8ª Festa de Abertura da Vindima

Quando: de 25 a 28 de janeiro de 2024

Onde: ruas centrais de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca




MAIS NOTÍCIAS