Saúde

Casa de repouso em Carlos Barbosa trabalha a Pet Terapia

Tratamento é pioneiro na região e visa auxiliar em doenças emocionais, física e cognitiva de idosos
05/04/2019
Portal Adesso - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

     A Casa de Repouso Elisa Tramontina, que fica localizada em Carlos Barbosa e atua a quase quatro décadas,  conta com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros à disposição de seus clientes 24 horas por dia. Desde novembro, o ambiente passou a contar com uma novidade: a Pet Terapia. Um tratamento que auxilia em diversos tipos de doenças, além de desencadear bem-estar, saúde emocional, física e cognitiva aos idosos.

     Os animais são os principais agentes da terapia. A dupla Jack e Ronda, dois labradores que animam a Casa e tem deixado os idosos mais alegres e ativos.  Com o suporte e apoio total do Centro de Adestramento Canino Vale da Neblina, de Farroupilha, através da adestradora Janaína Ganzer, o projeto é pioneiro na Serra Gaúcha ao envolver pessoas idosas. As visitas são quinzenais, atendendo todos os perfis de idosos residentes na Casa de Repouso possui. Com os idosos mais debilitados são abordadas questões do isolamento do paciente acamado e quadros depressivos e demenciais, tendo em vista o poder de cura das carícias.

     Segundo a Psicóloga Giovana Brugnera, a terapia tem sido importante para aumentar a auto-estima dos idosos. “Algo que é particularmente importante no uso dos cães em terapias para idosos é o sentimento de utilidade e de responsabilidade de quem tem que cuidar de um animal de estimação”, explicou.

MAIS NOTÍCIAS