Geral

Ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha será içada nesta sexta-feira

Levada pelas águas na enxurrada de 4 de setembro, ponte ficará transitável em janeiro
22/12/2023
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O trabalho de posicionamento da ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, está previsto para começar às 18h desta sexta-feira (22). A estrutura metálica começou a ser montada no dia 16 de novembro, às margens do rio e ficou pronta na semana passada. O içamento da estrutura, no entanto, aguardava a chegada dos guinchos necessários para o trabalho. Conforme o prefeito de Nova Roma, Douglas Pasuch, os veículos têm chegada prevista para as 18h e os primeiros passos é a instalação dos guinchos, com duração estimada de quatro horas. A expectativa, portanto, é que a movimentação das peças comece após as 22h e a primeira parte da travessia, no lado de Farroupilha, esteja posicionada até a metade da manhã deste sábado (23).

     A previsão é de que as duas peças estejam posicionadas até o início da madrugada de sábado para domingo (24). Uma vez instaladas, porém, o trânsito não será imediatamente liberado. Isso porque é necessário realizar a concretagem junto às cabeceiras e ao pilar central, que está previsto para ocorrer no fim da próxima semana. O material, contudo, precisa de um tempo de secagem para adquirir a resistência necessária. Por conta disso, a estimativa é de que o trânsito seja liberado por volta da metade de janeiro.

Estrutura é provisória

     Com a reconstrução da ponte metálica, a ligação entre Farroupilha e Nova Roma do Sul será a primeira dentre as destruídas ou danificadas pela enxurrada de 4 de setembro a ser restabelecida. No entanto, a travessia, que seguirá as mesmas características da ponte anterior, será provisória, uma vez que o governo do estado promete construir uma nova ponte, mais alta e na diagonal para minimizar a força do rio sobre a estrutura. A ponte foi viabilizada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul, que reúne agricultores, empresários e moradores. Por meio de uma campanha, o grupo arrecadou recursos nos últimos meses para viabilizar a obra, uma vez que a interrupção da ligação com Farroupilha tem causado graves prejuízos à economia de Nova Roma do Sul.




MAIS NOTÍCIAS