Coronavírus

Secretaria Estadual da Saúde autoriza uso de doses remanescentes para vacinação de professores

Municípios tem autonomia para decidir em qual grupo serão utilizados os imunizantes
13/05/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) decidiram, nesta quarta-feira (12), sobre a distribuição de doses excedentes e remanescentes na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A decisão conjunta permite que municípios gaúchos, conforme a realidade local, avancem na imunização dos grupos prioritários, entre eles, os profissionais da educação, seguindo a lista do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

     Doses excedentes são as doses que ficam disponíveis nos municípios após completar 90% da população estimada do público prioritário vigente. As doses remanescentes são as populares "xepas", ou seja, doses que sobram nos frascos abertos ao final do dia e que não podem ser reaproveitadas no dia seguinte em função do tempo de conservação do produto.

     Se o município conseguir avançar para o grupo dos trabalhadores da educação, a imunização deve ser iniciada com quem trabalha com educação infantil, ou seja, creches e pré-escolas. O município tem autonomia para decidir se utiliza as doses excedentes para continuar vacinando comorbidades (baixando a faixa etária) ou então para vacinar pessoas do grupo subsequente na lista de grupos prioritários.

     Lembrando que o Estado irá receber dois novos lotes de vacinas nesta quinta-feira (13). O lote com 237.250 doses da vacina AstraZeneca e 127.600 da CoronaVac, que chega no voo com pouso previsto para as 23h45min será, a pedido do Ministério da Saúde, integralmente reservado para a segunda dose (D2). 

MAIS NOTÍCIAS