Turismo e Gastronomia

Festa de Abertura da Vindima promove volta às origens

Monte Belo do Sul realiza a festividade em janeiro de 2024
26/12/2023
Portal Adesso-Fotos: Merlo Fotografias
Anterior Próximo

     O mais tradicional encontro voltado a promover a cultura da uva e do vinho em Monte Belo do Sul, a Festa de Abertura da Vindima vai celebrar suas origens na oitava edição do evento, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2024.

     A maior parte da agenda se concentrará na Rua Sagrada Família, no trecho em frente à prefeitura, ponto histórico no qual a festa abria a programação da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), de Bento Gonçalves – cidade da qual Monte Belo do Sul se emancipou em 1992.

     Outras atividades vão ocorrer na Rua Arthur Beltrame, no Salão Paroquial e na Praça Padre José Ferlin, bem como em seu entorno. A migração do evento para a área central de Monte Belo – na última edição, em 2018, ele ocorreu numa região mais afastada –, além de atender a um aspecto ancestral do encontro, pretende oferecer uma segurança extra aos visitantes. A ideia é impedir que a ocorrência cada vez mais constante de eventos climáticos extremos prejudiquem a experiência de quem estiver visitando Monte Belo. “Vamos estar mais próximos de toda a infraestrutura pública do município”, diz o prefeito, Adenir José Dallé.

     A nova edição da Festa da Abertura da Vindima chega com uma expectativa acumulada de seis anos após a realização da última edição. Por isso, o encontro foi planejado para, em quatro dias, condensar toda riqueza cultural e econômica do belo município serrano, que conserva não só a vida simples de sua típica comunidade rural, como também os cenários de um vilarejo que guarda semelhança com o de regiões do norte da Itália, de onde veio grande parte das famílias colonizadoras da região.

Desfile alegórico, pisa de uva e show internacional

     É nesse lugar quase cênico que estará retratada, por meio das atrações da festa, a vida das pessoas de Monte Belo. Isso poderá ser visto por todos os ambientes da festa, mas será na Rua Arthur Beltrame que ele aparecerá de modo mais intenso.

     No logradouro do antigo pórtico do município, ocorrerá o aguardado desfile de carros alegóricos, considerado o ápice do evento. A ocasião reúne as comunidades de Monte Belo para que exibam suas trajetórias e seus costumes, baseados no legado deixado pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. O desfile ocorrerá no domingo, dia 28 de janeiro, no sentido pórtico-praça, às 14h. “A riqueza da nossa gente é a nossa história, a história de quem construiu essa comunidade. Por isso, nos preocupamos em resgatar algumas origens, tanto da festa em si quando da imigração, com a ideia de buscar e valorizar a essência desse grande acontecimento para nossa comunidade que é a vindima”, ressalta o secretário municipal da Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.

     Na Rua Sagrada Família, coberta por uma estrutura de lona e onde acontecerá a maior parte do evento, como as apresentações artísticas, incluindo o show do Nenhum de Nós (dia 26) e a performance internacional da cantora italiana Mafalda Minozzi no encerramento do evento (veja programação abaixo), estará uma das novidades dessa edição, a pisa de uvas. Numa mastela de três metros de diâmetro, os visitantes poderão viver uma tradição dos primeiros imigrantes, que extraíam o sumo das uvas pisando sobre elas, a fim de elaborar o próprio vinho.

 


MAIS NOTÍCIAS