Política

ADESSO TV transmite a cerimonia de posse do novo presidente da AL-RS

Ato ocorre nesta quarta-feira (31) às 14h em Porto Alegre no plenário 20 de setembro da AL
29/01/2024
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas) assumirá, na próxima quarta-feira (31), a presidência da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul (AL-RS). A solenidade acontecerá no Plenário 20 de Setembro, na sede do Poder Legislativo Estadual, em Porto Alegre, a partir das 14h. Logo após a cerimônia no plenário, o presidente eleito concederá entrevista coletiva de imprensa no Salão Júlio de Castilhos. Adolfo desempenhará suas novas funções do dia 1º de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.

     O acesso do público em geral e dos convidados se dará pela esplanada do Palácio Farroupilha. O acesso do público às galerias do Plenário 20 de Setembro se dará por ordem de chegada. Uma vez atingida a lotação, as demais pessoas serão encaminhadas ao Teatro Dante Barone, onde serão instalados telões para acompanhar a cerimônia.

     Adolfo Brito terá o mandato de um ano, e foi reeleito pela oitava vez consecutiva deputado estadual. Atualmente, é o parlamentar mais antigo da Assembleia Legislativa, tendo sido eleito pela primeira vez em 1994, há 28 anos. Desde então, atua para defender os interesses da Região Centro-Serra, sua principal base eleitoral, e  pautas da agricultura familiar. 

     Brito nasceu em 5 de maio de 1950, em Sobradinho, e aos 12 anos mudou-se para o então distrito de Segredo. Vindo de família humilde, logo começou a trabalhar como auxiliar em olaria da localidade. De volta a Sobradinho, atuou como engraxate, vendedor, entregador de jornais e atendente da rodoviária, até ser contratado por uma rádio em 1971. Nela atuou como auxiliar, operador de mesa de áudio e locutor. Em 1978, deixou a função para concorrer a vereador, a convite do então prefeito Ovídio Bavaresco. Apesar dos bons números, Brito não foi eleito por apenas 12 votos.

     Em 1982, concorreu novamente, e desta vez foi eleito com a segunda maior votação do município. Passados seis anos, lançou-se a prefeito em 1988 e foi eleito com 65% dos votos. Em 1994, já sem cargo público, foi convidado a concorrer a deputado estadual para angariar votos para a legenda, para a surpresa fez 28.846 votos, sendo eleito logo na primeira tentativa.

     Desde então, nunca mais deixou a Assembleia Legislativa. Foi reeleito em 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, ano em que conquistou o oitavo mandato consecutivo.



 

MAIS NOTÍCIAS