Saúde

Prefeitura de Garibaldi alerta população para prevenção

Município tem um caso confirmado e três em investigação
08/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Arquivo Portal Adesso

     Nesta semana, o estado do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro óbito por dengue de 2024. A paciente, de Tenente Portela, tinha 71 anos e faleceu na segunda-feira (5). O caso acendeu um alerta para demais municípios gaúchos e Garibaldi segue com diversas ações para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença.

     Na Capital Nacional do Espumante há apenas três casos em investigação e um confirmado, sendo este residente de Garibaldi, mas não autóctone, ou seja, o paciente não se infectou dentro do município.

     A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, já tem investido em diversas medidas para controlar a proliferação do inseto. A população, por usa vez, também pode adotar algumas atitudes para tornar Garibaldi mais segura para todos.

 

Medidas preventivas

Os munícipes devem ficar atentos a reservatórios de água parada, que funcionam como o principal ambiente para focos do mosquito. Para isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:

- Armazene garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;

- Descarte corretamente o lixo;

- Elimine objetos que acumulem água parada;

- Faça limpezas e revise regularmente áreas internas e externas da residência;

- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;

- Mantenha caixas d'água, poços, barris e lixeiras bem vedados;

- Mantenha calhas desobstruídas e livre de folhas e gravetos;

- Trate a água da piscina com produtos;

Além do controle de água parada, os cidadãos podem adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e inseticidas e a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.

Medidas da prefeitura contra o mosquito

Uma das ações realizadas pela SMS foi introduzida neste ano, as "Ovitrampas". A armadilha, espalhada por pontos da cidade, é semelhante a um vaso de planta preenchido com água e palhetas de madeira (Eucatex), que facilita que a fêmea do Aedes coloque seus ovos.

O equipamento fica no local por um período de sete dias. A cada semana a palheta de madeira é substituída. Pela quantidade de ovos, ou ausência deles, a Prefeitura saberá se há fêmeas com foco no raio de nove quarteirões da armadilha, gerando um monitoramento da região.

Garibaldi também se beneficia da própria natureza para combater o Aedes Aegypti. O Município plantou cerca de mil mudas de Crotalária, uma planta que atrai libélulas, predadoras naturais do mosquito. A Coordenadoria de Endemias, localizada nos fundos do Posto de Saúde São Francisco, também fornece as mudas para quem quiser plantar em suas residências.

A equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, que conta com quatro novos agentes neste ano, também segue atuando na fiscalização in loco de possíveis focos do mosquito. Denúncias sobre riscos de proliferação do inseto podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.

MAIS NOTÍCIAS