Saúde

Centro de Reabilitação registrou mais de 6 mil atendimentos

Local trata pacientes com fisioterapia, fonoaudiologia e auriculoterapia
14/02/2024 Em Garibaldi
Porta Adesso- Fotos: Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     No último ano, o Centro Municipal de Reabilitação de Garibaldi realizou 6.315 atendimentos. O espaço, inaugurado em 2022 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e auriculoterapia. Os procedimentos ajudam os garibaldenses a retomar suas rotinas, suspendendo dores e reabilitando suas coordenações vocais, emocionais e motoras. 

     O Centro de Reabilitação, antes de passar pela ampliação, possuía 48 m² e, agora, conta com 180 m². Cinco profissionais da saúde compõem o quadro de funcionários, que chega a realizar 520 sessões por mês. Ao todo são três fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos e uma técnica terapêutica, além de um estagiário e recepcionista.


Reabilitação física

     Um dos responsáveis pelas sessões fisioterápicas no local é o fisioterapeuta Cleon Foletto Ferreira. Ele explica que a maior parte dos pacientes vêm da ortopedia e traumatologia. "O que a gente mais atende são pessoas com problemas de coluna, como Lombalgia, por exemplo. Também temos o tratamento das tendinites, de ombro que é bem comum. Às vezes também tratamos de processos degenarativos de joelho, como artrose", detalha. 

     Segundo o fisioterapeuta, as sessões são semanais e chegam a durar 45 minutos. O paciente costuma ser liberado após 10 ou 15 sessões. Os casos de dor mais severa são tratados com eletroterapia, um tratamento que alivia o sofrimento diretamente no sistema nervoso. 

Um passo de cada vez

      Irena da Silva Silveira, de 65 anos, é uma das pacientes que foi encaminhada ao local por conta de uma recente cirurgia no joelho. Em menos de um mês, os resultados já são visíveis para ela. "Eu fiz dez sessões e já notei melhora. Consigo movimentar bem a perna. Antes sentia muita dor, e agora, depois da cirurgia e da fisioterapia, comecei a melhorar", relata. 

     A garibaldense realiza cinesioterapia, que contempla uma série de exercícios como alongamento, fortalecimento, treino de marcha e equilíbrio. "Aqui na fisioterapia são todos muito legais e sou muito bem atendida. Na Secretaria da Saúde eu ganhei muito apoio para que eu fosse encaminhada para Farroupilha fazer a cirurgia no joelho. O atendimento do pessoal lá foi nota dez. Aqui em Garibaldi está muito boa a saúde", elogia.

Fonoaudiologia, audiometria e auriculoterapia

     O setor de fonoaudiologia do Centro de Reabilitação é responsável por tratar aspectos que envolvam a comunicação oral de pacientes que tenham algum problema de expressão e compreensão, atrapalhando sua integração social. A audiometria, exame para avaliação de audição, também é realizada no local. 

     Para tais atendimentos é necessário o encaminhamento após consulta com um profissional médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O Centro Municipal de Reabilitação atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h30min e das 13h às 18h, na Rua Agostinho Mazzini, nº 141, Centro. 




MAIS NOTÍCIAS