Saúde

Hospital São Pedro terá mutirão de cirurgias de catarata

Serão mais de 100 procedimentos que serão executados na Instituição
19/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos: Hospital Beneficente São Pedro

     O mutirão de cataratas realizado pelo Hospital São Pedro, em parceria com o Município de Garibaldi, via Sistema Único de Saúde teve no início deste ano um total de 38 procedimentos já realizados. A previsão tanto do Hospital como da Secretaria Municipal de Saúde é que mais de 100 procedimentos sejam realizados já nas próximas semanas. 

     A ação devolveu a visão e a qualidade de vida para esses pacientes que sofriam com opacidade do cristalino, popularmente conhecido como catarata. 

     O médico Oftalmologista Marcelo Schirmer é o coordenador da equipe médica que está realizando o mutirão e ressalta a importância para que os pacientes mantenham os cuidados médicos após a cirurgia, usando os colírios conforme orientação médica, evitando carregar peso, dentre outros. 

     Catarata é o nome popularmente conhecido para as cirurgias de facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) dobrável.

     “O objetivo da cirurgia é devolver a visão e, consequentemente, a qualidade de vida aos pacientes que devido à opacidade do cristalino resultante da catarata, não conseguem mais enxergar com a qualidade de antes”, explica o médico.

     "O Hospital São Pedro é um dos vinte Hospitais sob Gestão Plena do Estado, dentre mais de 200 Instituições do Estado que está habilitado junto ao Programa Nacional de redução de filas do Governo Federal. Além disso o diálogo com o Município de Garibaldi e demais Municípios com ações conjuntas entre a entidade e a Secretaria Municipal de Saúde tem possibilitado o crescente número de cirurgias realizadas pelo SUS" enfatiza a gerente de Assistencial do Hospital, enfermeira Naiana Dalmaz Langon.

     "Em 2023 foram 2.119 cirurgias via Sistema Único de Saúde, que poderão crescer consideravelmente a partir do momento que o novo Centro Cirúrgico ficar pronto", ressalta o gerente operacional Rafael Biondo. 


MAIS NOTÍCIAS