Polícia

Polícia Penal faz operação em cadeia de Caxias do Sul

Mais de 100 agentes revistaram 400 detentos em 72 celas
20/02/2024
Portal Adesso- Foto: Susepe - Divulgação

     A Polícia Penal realizou, na manhã de segunda-feira (19), uma operação de revista no Presídio Regional de Caxias do Sul (PRCS). Cerca de 140 servidores penitenciários revistaram 400 apenados e 72 celas de duas galerias. A ação, motivada pelo aumento dos índices de crimes contra a vida na região uma vez que Caixas já registra 28 assassinatos em 2024. 

     Ainda neste ano já foram realizadas 11 intervenções no Regional e na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS), os dois estabelecimentos de regime fechado do Município. Foram nove revistas gerais e dois cumprimentos de mandados de busca e apreensão, de forma articulada com a Polícia Civil. 

     Na sexta-feira (16), após operação na PECS, foi realizada a transferência de seis apenados identificados como lideranças de organizações criminosas para o Complexo Prisional de Canoas, onde há bloqueadores de celulares. 

     O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo em exercício, Cesar Kurtz, disse que as revistas servem como mais um elemento no enfrentamento da criminalidade na região. "As operações já são rotina nas casas prisionais do Estado e são intensificadas sempre que é apurada alguma denúncia de irregularidade ou ingresso de materiais. A Polícia Penal trabalha constantemente para impossibilitar e dificultar a entrada de substâncias ilícitas e de aparelhos celulares nos estabelecimentos prisionais”, ressaltou.

     Outra medida para tornar o município mais seguro é a realização da fiscalização de presos em prisão domiciliar, em conjunto com a Polícia Civil e com a Brigada Militar. Foram 11 em 2023 e duas neste ano.


MAIS NOTÍCIAS