Geral

Marrequinhas são removidas do Lago da Fasolo, em Bento

Ação conta com auxílio da Patram e do Corpo de Bombeiros
20/02/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou nesta semana a retirada das macrófitas aquáticas (marrequinhas) do Lago da Fasolo. A ação é necessária, pois a vegetação está cobrindo 70% da superfície, reduzindo oxigênio da água e causando a mortandade de peixes no local.

     A retirada atende as normas e legislação ambiental. Sendo isenta, neste caso, a Licença ambiental, visto que a atividade conforme o Código de Ramo e resolução do CONSEMA não é licenciável.

     Ação conta com auxílio da Patram e do Corpo de Bombeiros e seguirá nas próximas semanas.

     "O trabalho de despoluição deste espaço está em andamento. E hoje com a parceria dos Bombeiros, Patram e Corsan realizamos a retirada das marrequinhas, as plantas que ficam em cima do lago e retiram oxigênio dos peixes. Um trabalho necessário para que no futuro esse espaço possa ser utilizado por todos os cidadãos", destaca o prefeito Diogo Siqueira.

     No local já são realizadas as obras de despoluição do Lago. Inicialmente é executado o aterro com 4m de largura e cerca de 300 m no lago. Posteriormente será construída a rede coletora e emissário, montagem da elevatória, estação de tratamento de esgoto e parte elétrica.

     A estação terá 04 reservatórios de 20 mil litros cada, atendendo a coleta leste e sul do lago. Com a obra, 104 casas receberão a ligação de esgoto, beneficiando cerca de 300 pessoas.

MAIS NOTÍCIAS