Saúde

Testes passam a ser realizados apenas para o grupo de risco

Medida segue orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde
13/03/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Arquivo Prefeitura de Garibaldi

     Desde o início de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Garibaldi se adequou às medidas estaduais e federais para execução de testes em pacientes com sintomas de covid-19. A contar do dia 1º, apenas pessoas do grupo de risco passarão pela testagem na rede pública.

     A decisão da SMS é embasada na Nota Informativa nº 23/2023 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, do Governo do Estado. Segundo o documento, em caso de síndrome gripal, somente idosos, gestantes, imunocomprometidos, pacientes com múltiplas comorbidades e indígenas devem receber o teste rápido de antígeno.

     Apesar da Nota Informativa ter sido publicada em novembro de 2023, Garibaldi seguiu testando a população em geral por mais quatro meses, até o fim de fevereiro. Isso foi possível graças a quantidade de testes disponíveis no município.

Vacinação segue na cidade

     A partir de 1° de janeiro deste ano, a SMS divulgou mudanças no calendário vacinal da população contra a covid-19. A imunização passou a ser obrigatória para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil.

Vacinação para crianças:

     Todas as crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias podem receber três doses do imunizante Covid-19 Pfizer baby. O intervalo recomendado é de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose e 8 semanas entre a segunda e terceira dose.

Vacinação para grupos prioritários:

      Pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos grupos prioritários. Periodicidade: 6 meses para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos (pessoas com mais de 60 anos)

      Periodicidade: anual para trabalhadores da saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (>18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Onde fazer a imunização das crianças?

     Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacinação será realizada nos postos de saúde Central e São Francisco.

     Posto Central: nas quintas-feiras, das 8h às 16h (sem fechar ao meio-dia

     Posto São Francisco: nas segundas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h

     OBS: Não é necessário agendamento. Para a vacinação, basta levar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.

Grupos prioritários: onde se vacinar?

     Para os integrantes dos grupos prioritários e população em geral que ainda não completou o esquema vacinal, a vacinação ocorre nas seguintes unidades e horários:

• Segunda e sexta-feira: Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 16h (sem fechar ao meio dia);

• Terça- feira: UBS Chácaras, das 8h às 11h e das 13h às 16h30min;

• Quarta-feira: UBS São Francisco, das 8h às 11h e das 13h às 16h;

• Quinta-feira: UBS Santa Terezinha, das 8h às 11h e das 13h às 16h30min.

OBS: Não é necessário agendamento. Para vacinação, basta levar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.


MAIS NOTÍCIAS