Eventos/Cultura

Cine Solar faz exibição gratuita em Carlos Barbosa

Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2”
20/03/2024 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: Cine Solar /Divulgação

     Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Carlos Barbosa (RS), na quarta-feira (20/03), às 19h, na Rua Coberta (antiga Vila das Etnias), com várias atividades e uma oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2”. 

     O Ministério da Cultura apresenta a 7ª Edição do CineSolar, que é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa, por meio da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal.

     “Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

     O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

     Na cidade, o CineSolar também realizou a Oficinema Solar com alunos da EE Elisa Tramontina. O encontro on-line no dia 4 de março teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais, introduz aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.


MAIS NOTÍCIAS