Geral

Reunião debate novo contrato de concessão em Garibaldi

Aegea anunciou investimentos de até R$ 128 milhões no Município
21/03/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos: Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Na terça-feira (19), a Prefeitura de Garibaldi promoveu uma reunião sobre o contrato de concessão com a Aegea (nova Corsan), com autoridades, representantes da sociedade civil e entidades representativas, no Centro de Convivência de Idosos (CCI).

     A Aegea é a empresa que arrematou a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no leilão realizado em dezembro de 2022 pelo Governo do Estado, no qual assumiu oficialmente a operação da companhia em julho de 2023.

     Para abrir o encontro, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), Rudimar Caberlon, explicou as tratativas realizadas com os 28 municípios que integram o consórcio após a privatização da Corsan. “Haviam três caminhos a serem seguidos: a municipalização do serviço que não é viável, a rescisão do convênio com a Corsan e, a partir disso o pagamento de uma indenização, ou a terceira opção que o Cisga entendeu como mais segura juridicamente e mais eficiente, que é a renovação do contrato de concessão, trazendo a Agesan como agente fiscalizador”, pontuou.

     Na sequência, o gerente institucional da Aegea, Cesar Faccioli, realizou a apresentação da empresa. Um dos tópicos abordados foi a universalização do esgotamento sanitário e do abastecimento de água potável.
Conforme levantamento realizado, a área atendida pela Corsan tem índice de apenas 19,8% da população com acesso à coleta de esgoto e apenas 15,6% do material coletado passa por tratamento antes de ser descartado na natureza. A meta assumida pela controladora é de atingir 317 municípios com água e esgoto universalizados até 2033, ou seja, 90% da população da cidade atendida com esgoto tratato e 99% com água potável.

     Para isso, estão previstas melhorias em reservatórios, estações elevatórias, redes de ligação de esgoto, estações de tratamento e bacias de capitação. Assim, um recurso pré-alocado de R$128 milhões será destinado para melhorar a infraestrutura de Garibaldi nos próximos anos.

     Uma das questões solicitadas pela Administração Municipal é a necessidade da ampliação da capacidade do reservatório do Município, de forma a ser construído um plano de mitigação para situações de secas prolongadas. Além disso, outra prioridade apontada é a elaboração de um projeto de revitalização e utilização compartilhada da Barragem Santa Mônica.

     O encontro contou com a presença do prefeito, vereadores, secretários municipais, representantes da Corsan, da Aegea, da Agesan, do poder judiciário, das forças de segurança, de conselhos e entidades municipais.



MAIS NOTÍCIAS