Saúde

Antibióticos e sedativos para a UTI do Hospital São Pedro chegaram de avião

Com falta de medicamentos e estradas bloqueadas, uma força tarefa foi montada para receber insumos
04/05/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Divulgação INMET

     Mesmo com todas as cirurgias eletivas canceladas, a preocupação da direção do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi – HBSP era com a falta de medicamentos e insumos para atender ao pacientes que estão internados.

     O estoque que o hospital possui, daria no máximo para até a próxima terça-feira (07), após isso, a situação se complicaria. Em uma ação coordenada pelo aeroclube de Garibaldi, prefeitura e fornecedores, foi possível adquirir insumos de outras cidades do Estado e trazer para Garibaldi via transporte aéreo. 

     Outro problema enfrentado foi com fornecedores, já que muitos empresas do ramo ficam em Porto Alegre e tiveram seus pavilhões invadidos pela água. 

     A pós muita procura, a equipe do HBSP, através de coordenadora de compra Mirela Carniel Chesini localizou um fornecedor da cidade de Vera Cruz, que utilizou o aeroporto de Santa Cruz do Sul para trazer medicamentos através de uma aeronave particular. O piloto, proprietário da aeronave, arriscou sua vida e mesmo com mau tempo, ele decolou e pousou em Garibaldi para auxiliar o hospital. Além disso, a pista do aeroclube de Garibaldi tem recebido diversos helicópteros que pousam para buscar mantimentos e levar para as cidades mais atingidas. 

     Todas as aeronaves que chegam aqui são de propriedade de empresários, inclusive de outros estados que criaram uma rede de solidariedade. 



MAIS NOTÍCIAS