Saúde

Bento está entre os municípios brasileiros com melhor atendimento pré-natal

A pesquisa foi feita pela Datasus/Ranking de Competitividade dos Municípios
21/03/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     Proporcionar uma saúde de qualidade para todos é um dos propósitos do Governo Municipal, e que tem feito a diferença. Com esse objetivo, o Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) realiza uma média de 130 atendimentos semanais para gestantes. Ao longo de 2023 foram realizadas 11.063 consultas de pré-natal. 

     O espaço conta com o cadastro de 1963 gestantes. No local, além do atendimento médico com médicos obstetras, a futura mamãe tem disponível ainda consultas com nutricionista, psicóloga e enfermeiras. O CRMI é considerado hoje referência de atendimento de gestação de alto risco e atende os municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

     O trabalho constante em prol das gestantes alavancou o município para 7ª posição nacional no ranking das cidades com melhor acesso ao atendimento pré-natal, à frente de Lajeado e Ijuí, respectivamente. A pesquisa foi feita pela Datasus/Ranking de Competitividade dos Municípios (CLP).

     Andréia Severo Goulart, 41 anos, está no 9º mês da segunda gestação e ao longo dos meses realizou o pré-natal no CRMI. Nesta quarta-feira (20), esteve fazendo o exame MAP, que detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas. “É muito importante fazer esse acompanhamento certinho, e aqui eu sempre fui atendida por profissionais maravilhosas, interessadas em cada gestante, em cada mamãe, pensando sempre no bem-estar do bebê. As médicas são uma benção”.

     A enfermeira Evelise Bender, que atua na coordenação das unidades de saúde, destaca que “o pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis. Com isso, as Unidades de Saúde do Município têm o cuidado materno-infantil como prioridade, com o intuito de promover a integralidade e a equidade no acesso, garantir o acolhimento e a vinculação aos serviços de saúde, com melhora da resolutividade da atenção e redução da mortalidade materna, infantil e fetal”.

     O secretário de Saúde Gilberto Junior destaca que “estarmos no top 7 desse ranking nos enche de orgulho, pois é o reflexo do forte trabalho que nossas equipes do CRMI estão realizando. Cada atendimento a uma gestante faz toda a diferença, e a atenção especializada dada a cada mãe garante o bem-estar dela e do bebê. Isso tem sido feito de forma exemplar”.

     O CRMI está localizado na Avenida Dr. Antônio Casagrande, número 228. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h. Agendamentos e consultas podem ser feitos através do telefone (54) 3055-8555.


MAIS NOTÍCIAS