Geral

Data marca o Dia Internacional contra a discriminação racial

Movimento Negro Raízes destaca a importância do marco
21/03/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Arquivo Pessoal Facebook

     No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular.  A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.

     Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é ao mesmo tempo um dia de reconhecimento e um chamado urgente à ação.

     O coordenador do Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, Marcus Flavio Dutra Ribeiro, ressalta que racismo continua a envenenar instituições, estruturas sociais e o cotidiano de toda a sociedade. “Pessoas Negras, Indígenas, Migrantes Refugiados, Comunidades Minoritárias, e tantos outros – todos continuam a enfrentar estigmatização, culpabilização, discriminação e violência”, disse em nota nas redes sociais o coordenador. 

     Ribeiro destaca que todos temos a responsabilidade de nos engajar em solidariedade com movimentos por igualdade e direitos humanos em todos os lugares. “Devemos escutar aqueles que passam por injustiça e garantir que suas demandas e preocupações estão no centro dos esforços para desmontar estruturas discriminatórias. Justiça reparatória também é crucial para alcançar equidade racial e reparar o legado duradouro de séculos de escravidão e colonialismo. Construir um futuro de justiça requer consertar um passado injusto”, frisou.


MAIS NOTÍCIAS