Eventos/Cultura

Restauro da Capela de Santo Antônio de Castro é entregue

Igreja no interior de Carlos Barbosa construída em 1916 é simbolo da imigração italiana
10/04/2024 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     Considerada o coração da comunidade de Santo Antônio de Castro, por ser parte das memórias de várias gerações dos moradores, a capela é também um dos principais atrativos do roteiro turístico realizado pela Associação L’Amore Di Colonia, mantendo vivas as culturas tradicionais da região. A reabertura da igreja é motivo de celebração dupla para a comunidade, na medida em que neste ano o Rio Grande do Sul inicia as comemorações dos 150 anos de imigração italiana no estado, a serem celebrados em 2025.

     O processo de restauração da capela teve início em 2017 com os primeiros estudos. As obras iniciaram em 2022, incluindo intervenções como a recuperação das esquadrias em madeira, a revisão geral da cobertura, a aplicação de novo reboco e a limpeza dos ladrilhos históricos, entre outras ações. Também foram restauradas pinturas murais e esculturas de autoria desconhecida, que enchem os olhos de quem visita a igreja. A empresa responsável pelo projeto de restauro é a Escaiola Arquitetura Rara, empresa que atua há mais de 10 anos oferecendo soluções completas em patrimônio cultural e projetos voltados ao turismo e hospitalidade. Já a execução das obras foi realizada pela Rauber Projetos e Obras, de Bom Princípio.

     O calendário marcava o ano de 1908 quando o trabalho dos imigrantes italianos começou. Uns iam a cavalo buscar areia em uma cidade próxima, outros amassavam o barro com os pés para encaixar em formas de madeira. Aos poucos, o prédio começou a tomar forma e, em 1916, finalmente foi inaugurada a igreja que, mesmo com o passar das gerações, continua sendo um elo da comunidade. A edificação foi restaurada de forma a conservar as características originais e respeitar a história da comunidade. “A Igreja Velha já estava aqui em 1926 quando meu avô nasceu, e também estava em 1952 quando meu pai nasceu, em 1981 quando eu nasci, em 2011 e 2017 quando meus filhos nasceram. Só em nossa família, já transcende quatro gerações”, conta Ana Paula Andreola Buckel.

     Além da importância para a comunidade, a capela, tombada como patrimônio cultural do município em 2003, é um dos atrativos do roteiro turístico realizado pela associação na comunidade rural. “Nos roteiros com os grupos de visitantes, começamos a perceber ainda mais as belezas da Igreja. Eles nos questionavam a respeito das pinturas, dos pisos, dos móveis, dos tijolos e tantos outros detalhes que infelizmente não sabíamos”, diz. O roteiro turístico da Associação passa por uma vivência na cultura da imigração italiana na região, incluindo café típico colonial e visita a ranchos e edificações históricas. Reservas de grupos podem ser feitas pelo email [email protected] e pelo fone 54 99611.3552.

     O Restauro da Capela de Santo Antônio de Castro é um projeto viabilizado por meio do sistema Pró-Cultura/Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS (Lei n° 13490/2010). A iniciativa tem patrocínio das seguintes empresas: Tramontina, Cooperativa Santa Clara, Cooperativa Cairu, Jomat Pré Moldados, Sul Nativa Transportes, Kafer Churrasqueiras, Mobile Transportes, Farrapos Premium, Galvonotek Embalagens, Friza Metalúrgica, Cobra Embalagens e ADM Mobiliário. A iniciativa conta com apoio financeiro e institucional da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa.




MAIS NOTÍCIAS