Tempo

Previsão de mais chuvas aumenta o pavor na Serra Gaúcha

Precipitação poderá ser de 200 mm até domingo, sedo que a média do mês é entre 100 a 150 mm
08/05/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Conforme meteorologistas, a chuva forte e volumosa vai voltar a cair na região da Serra nesta quarta-feira (08). De acordo com o Climatempo, entre esta quarta-feira (8) e o domingo (12), serão cerca de 215 milímetros de chuva acumulada, sendo que  a média normal de chuva de todo o mês de maio em Garibaldi, Bento e região é de aproximadamente 147mm — entre os dias 1 e 7 de 2024, choveram 106mm em Bento Gonçalves, quando os sete primeiros dias deste mês registraram 449,2 mm.

     Nesta quarta, uma nova frente fria avança sobre o Estado, que vai causar, além da chuva,  queda nas temperaturas. A frente fria se afasta na quinta, mas a chuva continua na Serra até domingo, com temperaturas baixas devido a uma massa de ar polar que se espalha sobre o Rio Grande do Sul. A partir de quinta-feira, a temperatura não passa dos 20°C na Serra, e que devem cair ainda mais na próxima semana. Para a próxima terça-feira (14), a máxima prevista é 11°C.

    Por isso, são grandes as chances de novos deslizamentos, pois o volume de chuvas neste inicio de maio é quatro vezes acima do normal. Os níveis dos rios Taquari, Antas e Caí devem voltar a subir e isso preocupa autoridades, pois esta água além de fazer estragos aqui na Serra, deve ir para Porto Alegre, onde a cheia permanece. 

     O governador Eduardo Leite fez um alerta para que a população evite voltar para estas áreas. "Estamos monitorando, mas faço um apelo desde já. Tem previsão de chuva forte, em cidades que estarão com pessoas voltando, fazendo buscas, mas vamos precisar que as pessoas tenham paciência e evitem essas localidades. Não será hora de voltar pra casa e estar nos lugares que foram atingidos. Tem projeção de que as chuvas possam gerar novos dias de fortes inundações nessas regiões que já foram atingidas, especialmente o Vale do Taquari, Serra gaúcha, onde há terrenos com instabilidade por conta dos deslizamentos, do solo encharcado, e que podem gerar reflexos na região metropolitana",  alertou o governador.

Acumulados para os próximos cinco dias

Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa

Quarta-feira (08): 11mm

Quinta-feira(09): 20mm

Sexta-feira(10): 59mm

Sábado(11): 51mm

Domingo(12): 70mm



MAIS NOTÍCIAS