Tempo

Previsão indica chuva, ventos e até neve no Rio Grande do Sul

As regiões Serrana e Nordeste Rio-grandense podem ser as mais afetadas
28/05/2024
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O Rio Grande do Sul enfrenta nesta terça-feira (28) um dia de clima adverso com cinco alertas de intempéries emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas mais afetadas são o Sul, Sudeste, Centro, Metropolitana, Nordeste e Serra, além do Litoral Norte e regiões costeiras. Um alerta amarelo de chuva intensa está em vigor desde as 6h e segue até as 10h, com risco de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora e rajadas de vento de até 60 km/h em cidades do Sudeste e Sudoeste. Cidades como Pelotas, Rio Grande, Candiota, Arrio Grande e Chuí devem ter atenção especial.

     O Inmet também emitiu dois alertas de vento costeiro para a Região Metropolitana, Serra, Nordeste e Sudeste. O primeiro, válido das 15h01min às 23h59min desta terça-feira, indica perigo potencial de intensificação das rajadas, com risco de movimentação de dunas de areia sobre construções na orla. Já o segundo alerta, amarelo, abrange as regiões Sudoeste, Centro, Metropolitana, Sudeste, Nordeste e Serra e está em vigor desde as 21h de segunda-feira, com previsão de rajadas fortes até as 15h de terça-feira.

     Outro alerta emitido abrange todo o litoral gaúcho por conta da intensificação do vento, válido das 21h de segunda-feira às 15h de terça-feira. O aviso é laranja, indicando perigo, e abrange o Litoral Norte, Região Metropolitana e áreas mais ao continente no Sul.

Neve

     Para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e diversas cidades em Santa Catarina, há um alerta amarelo de neve válido das 5h ao meio-dia. A neve pode acumular até 5 cm de espessura.

     Orientações

     O Inmet orienta a população para que acompanhe as atualizações das previsões do tempo e tome as devidas precauções. Em caso de rajadas fortes de vento, busque abrigo em local seguro. Se notar problemas como quedas de árvores ou alagamentos, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.



MAIS NOTÍCIAS