Política

Conhecido por estar em todos os governos PDT terá um 2025 sem cargos em Garibaldi

Com fraca votação nas urnas, sigla sequer elegeu um vereador e no próximo ano, alguns integrantes ficarão sem emprego
14/10/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso

     Desde os anos 90, o Partido Democrático Trabalhista - PDT de Garibaldi esteve integrando em quase todos os governos de Garibaldi. Os seguidores de Leonel Brizola estiveram com cargos em sete governos, sendo que em apenas dois, eles não fizeram parte que foi na administração de Léo Antônio Cisilotto (MDB) de 1993 a 1996 e na de Luiz Carlos Casagrande (PT) de 1997 a 2000. 

     Do ano 2000 para cá, o partido sempre integrou os governos, mesmo que durante as eleições estivessem de lados opostos e fazendo campanha contra o prefeito que se elegeu. Passadas as eleições, como a sigla sempre elegia um vereador, os cargos e empregos no governo do prefeito eleito estavam garantidos tanto na prefeitura, quanto na Câmara Municipal de Vereadores.

     Desta vez, conseguindo apenas 1.215 votos entre todos os 10 candidatos que disputavam o Legislativo, a sigla que não elegeu nenhum vereador, e como fazia parte da coligação do candidato a prefeito derrotado Antônio Cettolin (MDB), desembarcará do atual governo e dos cargos que ocupa na Câmara Municipal no dia 31 de dezembro. 

     O vereador Zé da Patrola que está em seu quarto mandato parlamentar conquistou apenas 302 votos. Ele atualmente é o maior nome do PDT de Garibaldi. O ex-petista Paulo Salvi que está no PDT a vários anos, sendo três vezes presidente da Câmara Municipal, também fez uma votação pífia e conquistou apenas 296 votos. Fiel escudeiro de Cettolin, Salvi já concorreu a prefeito em chapa formada com o MDB em 2008, ficando na última posição entre três candidatos. Como já é conhecido da comunidade, analistas políticos esperavam uma votação superior do candidato.

     Por estes motivos, a sigla de Paulo Salvi e Zé da Patrola está desaparecendo do cenário político de Garibaldi. Quem ocupava cargos públicos a muitos anos, vai precisar iniciar o 2025 procurando emprego na iniciativa privada. 

     No lugar do PDT, o PL, partido de Bolsonaro está abrindo espaço. Com uma grande votação, a sigla conquistou duas cadeiras no Legislativo Municipal com os vereadores Bruno da Saúde e Giovan Flores. 





MAIS NOTÍCIAS