Saúde

Farroupilha: Vacinação contra HPV inicia na segunda-feira em nove escolas

03/08/2013
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Farroupilha

     A segunda dose da vacinação contra o HPV para meninos e meninos de Farroupilha inicia na próxima segunda-feira (5). Conforme o roteiro estabelecido pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, nove escolas receberão as equipes de enfermeiras para a aplicação da vacina, no primeiro dia após o recesso escolar de inverno. São elas: E.M 1º de Maio, E.M João Grendene, E.M Teotônio Vilela, E.M Ângelo Venzon Neto, E.M Ilza Molina Martins, E.M Zelinda Rodolfo Pessin, E.M Oscar Bertholdo, Escola Estadual José Fanton e Colégio Estadual Vian Maggioni.  Por isso, é fundamental que os alunos levem as carteirinhas de vacinação para o registro da imunização.

   A etapa da campanha segue até 09 de agosto nas escolas municipais, estaduais e particulares, para adolescentes nascidos nos anos de 1999, 2000 e 2001. No dia 10 de agosto acontece o dia de intensificação da vacina. Os estudantes que não receberam a dose nos colégios ou que moram em Farroupilha, mas estudam em escolas de outros municípios poderão procurar o Centro de Formação de Professores (antigo Salão Paroquial), das 8h às 12h. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

   O objetivo é atingir os 2454 meninos e meninas que já receberam a primeira dose. Para que a proteção contra o papilomavírus humano seja eficaz, é fundamental a aplicação das três doses da vacina.

   A vacina aplicada em Farroupilha é a Quadrivalente, contra os tipos de HPV 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais e os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero.



 

MAIS NOTÍCIAS