Inmet emite dois alertas de chuva intensa para o RS nesta quarta e quinta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Rio Grande do Sul por conta das chuvas previstas para regiões do Estado a partir desta quarta-feira (23). Um deles passa a valer a partir da meia-noite e perdura até o fim do dia. O aviso indica perigo potencial (cor amarela) para chuvas intensas que devem atingir parte de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do território gaúcho. No Estado, a chuva deve cair sobre o Nordeste, a Serra e a região metropolitana.
Nessas áreas do País, deve chover de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além da presença de ventos de até 60 quilômetros por hora. Há, contudo, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já a Defesa Cívil do Rio Grande do Sul emitiu alerta e também previsão para esta quarta-feira (23). Além disso, na quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão permanece se intensificando e se aprofunda sobre o Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone aliado a uma frente fria deve trazer chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo, ventos intensos e tempestades em todo o Rio Grande do Sul. Os ventos devem ser constantes de 60 a 80 km/h na metade Sul do Estado, Serra, Nordeste, RMPOA e todo o Litoral, e as rajadas podem ultrapassar os 90 e 100 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm/dia na Campanha, Oeste, Centro, RMPOA e Norte do Estado. Nas demais regiões, os volumes são inferiores a 30 mm/dia.
Aviso de: Tempestade
Grau de severidade: Perigo
Início: 24/10/2024 09h00min
Fim: 25/10/2024 12h00min
Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 24/10/2024 09:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.