Política

Vereadores de Garibaldi participam de reunião do Comitê da Bacia Taquari-Antas

Encontro discutiu a implementação do Plano da Bacia e empossou novos integrantes
05/03/2025 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realizou uma reunião na quinta-feira (27), na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a implementação do Plano da Bacia, que visa a prevenção de eventos climáticos extremos e a gestão sustentável dos recursos hídricos. A Câmara de Vereadores de Garibaldi esteve representada pelos vereadores Lívio Antonio Bortolini (PP) e Giovan Henrique Flores (PL), reforçando o compromisso do município com as ações de preservação ambiental e gestão da água.

     Durante a solenidade, também foram empossadas as entidades eleitas para compor a plenária do comitê no período de 2025-2027. No mesmo dia, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria, que será presidida pela professora Maria do Carmo Quissini, mestre em Direito Público e ex-secretária-executiva do comitê. O cargo de vice-presidente será ocupado pelo empresário Júlio César Salecker, da cidade de Estrela, que permanecerá na função por mais dois anos.

     A nova presidente destacou que um dos principais desafios da gestão será iniciar a implementação das 69 ações previstas no Plano da Bacia, priorizando aquelas voltadas à prevenção e mitigação de desastres climáticos. “O Comitê Taquari-Antas tem muitos desafios pela frente, principalmente diante dos eventos climáticos extremos que atingiram nossa região. Nossa gestão será focada na implementação das primeiras ações previstas no plano”, afirmou Maria do Carmo. A primeira reunião de trabalho da nova gestão está prevista para abril, quando serão definidas as prioridades para os próximos dois anos.

     O Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, criado conforme a Lei Estadual 10.350/94, atua como um órgão de gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Com uma plenária composta por 50 titulares e 50 suplentes, divididos entre representantes de usuários de água, da população e do Estado, o comitê é conhecido como o "Parlamento das Águas" e tem como principal objetivo garantir a gestão adequada dos recursos hídricos da região.



MAIS NOTÍCIAS