Polícia

Falso "Fiscal Ambiental" ameaça e intimida agricultores em Carlos Barbosa

Com camionete emblemada, homem também percorre interior de Garibaldi e Bento Gonçalves
24/03/2025 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso

     Diversos agricultores e proprietários de áreas de terras de Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves e região estão recebendo a visita de um homem com uma caminhonete emblemada com os dizeres "Utilidade Pública",  que se diz Fiscal Ambiental e de maneira ríspida e pouco educada tenta amedrontar os proprietários com pesadas multas. Ainda segundo denúncia encaminhada ao PORTAL ADESSO, o Falso Fiscal diz atuar em uma ONG ou associação. 

     Porém, sem nenhum poder de fiscalização e muito menos poder de polícia, nenhum agricultor sequer precisa deixar qualquer pessoa adentrar sua propriedade. Aliás, tanto a Polícia Civil, quando a Brigada Militar só podem entrar em propriedades privadas em posse de mandado expedido pela justiça, caso contrário, ninguém é obrigado a deixar entrar e muito menos mostrar qualquer tipo de documento.

     Na semana passada, proprietário de uma empresa que atua na comercialização de cereais recebeu a visita do Falso Fiscal e este prometeu lhe multar. Como o empresário é uma pessoa de boa fé e ficou com medo e apreensivo procurou seu advogado. 

     O advogado percebeu que se tratava de um golpe e mandou o homem não dar a mínima atenção para isso. Porém, este não é o primeiro caso ocorrido na região e devido a quantidade de denuncias que chegaram para a imprensa e ainda para profissionais de Direito, uma força tarefa para proteger os agricultores está sendo montada. 

     Nos próximos dias, um grupo de agricultores irá se reunir com a corregedoria da Polícia Civil e com o Comando Geral da Brigada Militar em Porto Alegre, pois existem provas que muitas vezes agentes da Polícia Civil e Brigada Militar, chegam nos locais com viaturas junto com o falsário, dando guarida ao estelionatário.

     Quando você receber um suposto fiscal na propriedade, a primeira providência é solicitar a identidade funcional - caso esta pessoa se recusar a apresentar ou apresentar um documento duvidoso, deve-se suspeitar tratar-se de golpista. Percebendo que se trata de um falso fiscal, deve chamar a Polícia Federal para registrar o flagrante.

     Conforme o Código Penal, no Artigo 307 diz que - "Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem", terá pena de detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave. 

     Portanto, quando se um Falso Fiscal aparecer em sua propriedade, você precisa tomar algumas precauções, uma delas é não mostrar nenhum documento, e a outra é só deixar entrar na sua propriedade se o mesmo lhe mostrar uma ordem judicial. 

Telefone da Polícia Federal de Caxias do Sul - 54 - (54) 3213-9000   





    



MAIS NOTÍCIAS