Apeme e Apeme Mulher recebem Menção Honrosa da Câmara de Vereadores
A Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) e seu departamento feminino – Apeme Mulher – foram homenageadas nesta quarta-feira, 23/04, com a entrega de Menção Honrosa pela Câmara Municipal de Vereadores. A honraria, alusiva aos 30 anos de história da Apeme e aos 20 anos da Apeme Mulher, foi proposta pelo vereador Arnaldo José Seganfredo por meio da Requisição nº 08/2025, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. “Quem sabe pudéssemos, em todas as esferas públicas da nossa sociedade, contar com tamanha dedicação com a qual vocês conduzem essa entidade. É uma história inspiradora, que certamente deixa a nós profundas lições de determinação, perseverança, doação e de muita entrega pessoal a serviço do bem comum. É um grande exemplo de união por uma causa. Vida longa à Apeme e à Apeme Mulher”, discursou Seganfredo.
Os vereadores Gilberto Perin e Bruno Pilatti Bortolini e o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, também utilizaram a tribuna para parabenizar a instituição. “Vejam a visão que os fundadores da Apeme tiveram, da necessidade de união e de trabalharem em conjunto. Construíram a Apeme. 30 anos e mais de mil empresas associadas. Que coisa maravilhosa!”, enalteceu o prefeito.
“Hoje os chamados ‘pequenos’ representam uma fatia enorme da economia: em Garibaldi, dos cerca de 6.000 CNPJS ativos, em torno de 2.500 são Microempreendedores Individuais (MEIs). Já a nível nacional são 16 milhões de MEIs que representam 70% das empresas em atividade hoje. E é para isso que a Apeme existe: para ajudar esses pequenos e médios negócios e tantas mulheres empreendedoras a se desenvolverem e prosperarem, desde as necessidades mais básicas do dia a dia até em grandes projetos sonhados. Queremos que esses 30 anos sejam o marco para fazermos ainda melhor o que precisa ser feito”, destacou a presidente da Apeme, Rosana Debiasi.
“Desde 2021, buscamos com intensidade trazer o conceito de inovação para dentro da Apeme, com a criação do Apeme Colab Centro de Inovação, inaugurado em 2023 e que hoje é uma realidade, mas, ao mesmo tempo, um desafio. Inclusive, aproveito esta oportunidade para agradecer, mais uma vez, pelo papel da Câmara de Vereadores na aprovação de leis relacionadas à inovação como forma de permitir que a comunidade evolua sempre e que os nossos talentos não precisem buscar fora da cidade oportunidades para crescer”, enfatizou Rosana.