Homem que salvou dezenas de pessoas nas enchentes de 2024 precisa de ajuda
Ronaldo Garbin, guia de rafting e especialista em resgates, foi um dos primeiros a atuar nas regiões mais atingidas pelas enchentes e deslizamentos que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Com coragem e experiência, salvou dezenas de pessoas em áreas de difícil acesso, especialmente na região de Bento Gonçalves, onde nem mesmo o Exército conseguiu chegar com rapidez.
Agora, o salvador precisa de ajuda. Após os resgates, Garbin adoeceu. Primeiro, enfrentou uma pneumonia. Depois, veio o diagnóstico: leucemia crônica. Por um ano, lutou contra a doença com medicação. No entanto, o quadro se agravou em abril de 2025, quando a enfermidade evoluiu para a fase aguda.
Hoje, Ronaldo está internado e depende de transfusões constantes de sangue e plaquetas. O tratamento é delicado, e a colaboração da comunidade pode ser decisiva. As doações podem ser feitas no Hemovita, em Caxias do Sul, em nome de Ronaldo Garbin. Caso sejam conseguidos 60 doadores, uma equipe da Hemovita de Caxias do Sul vem até Bento Gonçalves para realizar a coleta. Quem puder doar, deve se dirigir ao Hemovita, em Caxias do Sul, que fica na Rua Siminbu, 520 6º andar. Aos sábados eles fazem horário especial para grupos - precisa fazer um agendamento. Os telefones de contato são (54) 3028-8010 ou (54)99241-7564.
Para quem não pode, o pedido é simples: compartilhar a informação. O gesto de solidariedade agora pode salvar a vida de quem, meses atrás, colocou a própria em risco para salvar tantas outras. O bem que ele fez por muitos pode — e precisa — retornar em forma de ajuda.