Com banho de champagne avião da 2ª Guerra é rebatizado em Garibaldi
Fora de operação há 25 anos, a aeronave Fairchild PT-19 (PP-HQM) voltou a ocupar, oficialmente, os céus da Terra do Champanha no fim da manhã deste sábado (17), no Aeroclube de Garibaldi. O motor foi ligado pouco após as 11h30min e a decolagem ocorreu às 11h45min, pelo piloto César Luiz Lorenzon e o copiloto Leonardo Zanonato.
Após o voo, o piloto Lorenzon foi homenageado pelo aeroclube, com o nome adesivado na aeronave. Uma garrafa de espumante foi aberta e a bebida foi jogada sobre a hélice, como forma simbólica de batizá-la. O batismo foi feito pelo presidente do Aeroclube Márcio Foppa Simonaggio, pelo prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini e pelo próprio piloto César Lorenzon.
O piloto classificou o voo como tranquilo, dentro do previsto durante o período de testes. Ele também ressaltou que é gratificante ter participado do processo de restauro. "A emoção é muito grande. Parece que ela nos traz o voo de antigamente, sem ter vivido aquele tempo. A aeronave estava bem revisada e ela sempre mostrou bom desempenho", disse Lorenzon, emocionado também pela presença do pai dele, Luiz, de 91 anos, na plateia.
Para Zanonato, o sentimento de estar dentro do Fairchild é único: ' Ele carrega uma história, tem alma! Nós gostamos de máquina, está no sangue. É um sentimento de pertencimento muito bom".
A aeronave, encomendada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 1942, tem fabricação norte-americana e serviu para o treinamento, no Rio de Janeiro, de pilotos que depois eram enviados ao conflito na Europa. A máquina é um monomotor de seis cilindros em linha, com 175 cavalos de potência, asas baixas, trens de pouso nas asas e cabine aberta. Ao todo, são nove metros de comprimento e 12 metros de envergadura.
O Fairchild PT-19 HQM chegou a Garibaldi em 1975, quando aeronave foi permutada com o Aeroclube de Caxias por outras duas, mas de modelo CAP-4, o popular Paulistinha. A decisão por reformar a aeronave, inativa desde os anos 2000, ocorreu em 2022. O Fairchild PT-19 HQM foi completamente desmontado e remontado, passando por um rigoroso processo de revisão e manutenção integral. A revitalização consistiu na renovação das asas, entelamento, pintura e revisão do motor, em conformidade com o que é estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O processo foi finalizado em março deste ano, quando começaram os treinos e testes. Todas as despesas foram integralmente custeadas pelo Aeroclube de Garibaldi.