Tramontina transforma o ensino de culinária em tecnologia nas escolas
A Robomind, empresa de Blumenau especializada em educação tecnológica, realizou o pré-lançamento do projeto Tech Chef de gastronomia educacional, em parceria com a Tramontina, na Escola do Futuro durante a Olimpíada Global de Robótica (WRO). Com vasta experiência, a Robomind já capacitou mais de mil professores e implementou projetos em mais de 800 escolas, consolidando-se como referência em tecnologia e inovação para educação.
Inspirado no crescente interesse dos estudantes por culinária, o Tech Chef é um programa educacional que vai além do simples preparo de receitas. O projeto ensina sobre reações químicas, composição dos alimentos (como carboidratos e proteínas) e explora ciências, tecnologia e alimentação saudável, ampliando o conhecimento científico dos alunos.
O projeto foi lançado oficialmente na segunda-feira, 28 de abril, na Bett Brasil, maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. A Robomind participou com um estande no evento. O TechChef é um curso que surgiu a partir do interesse pela culinária na grade extracurricular e vai utilizar nas aulas práticas o cooktop Tramontina GURU, modelo portátil com sistema de cozimento por indução, que oferece aquecimento rápido e seguro, com controle preciso da temperatura graças ao seu exclusivo sensor de temperatura. Além disso, o GURU conta com balança integrada, permitindo pesar os ingredientes diretamente na superfície do cooktop, o que facilita o preparo de receitas com exatidão. “Quando nós conhecemos o GURU, entendemos que essa tecnologia deve estar presente na educação brasileira”, destaca André Brandão Sala, CEO da Robomind.
O estudante aprende a cozinhar de forma divertida, desenvolvendo habilidades ligadas à matemática, física, nutrição, química, entre outras disciplinas. O curso acompanha um fichário com 32 receitas, distribuídas em quatro níveis: Aprendiz, Cozinheiro, Sous Chef e Chef.
Felipe P. Lazzari, diretor comercial da Tramontina, destaca que o projeto tem potencial para revolucionar a educação nas escolas, além de se conectar diretamente com o propósito da marca de crescer para transformar vidas, criar laços para evoluirmos juntos. “A culinária é algo muito presente na vida das pessoas. Precisamos voltar a ensinar as crianças que é importante cozinhar de verdade e o que tem por trás do ato de cozinhar. Isso vai além de aprender sobre os ingredientes, nutrição e hábitos saudáveis, é também sobre a conexão entre pessoas através da cozinha e a união em volta da mesa”, afirma.
O projeto tem ainda como objetivo ensinar os alunos sobre reações químicas e o que compõe a comida, como carboidratos simples e compostos e proteínas, além de um conhecimento mais amplo sobre ciências, tecnologia, física e alimentação saudável.