Geral

Terça-feira de sol e temperatura próximas aos 30°C

20/08/2013
MetSul Meteorologia

     O Rio Grande do Sul vai ter mais um dia com o predomínio do sol nesta terça-feira, mas nuvens devem aparecer no céu em diversas regiões. Espera-se nevoeiro na madrugada e ao amanhecer em diversos pontos, mas muito localizado. Ainda faz um pouco de frio no começo do dia no Estado, contudo nada intenso como nas últimas semanas.

     Ar mais quente ingressa a partir do Oeste gaúcho e eleva a temperatura, garantindo uma terça de marcas agradáveis à tarde. Em algumas cidades do Centro e do Noroeste chega a fazer calor com máximas próximas dos 30ºC.

     As mínimas não devem ser particularmente baixas, com 4°C em São José dos Ausentes e 7°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, superam os 20°C em várias localidades e podem chegar a 29°C em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 12°C e 28°C.

     A segunda metade da semana, contudo, será marcada pela instabilidade. A Metade Norte pode ter uma sequência de dias de chuva de quinta-feira até a próxima semana. A possibilidade de altos níveis de acumulação gera alerta para cheias de rios com nascentes na região.

     O mês de junho teve temperatura próxima da média no Rio Grande do Sul. A primeira metade de julho foi marcada por temperatura acima da média e a segunda quinzena foi gelada com memorável onda de frio. Agosto até agora, transcorridos dois terços do mês, está bem mais fria que a média no Estado.

    Nova erupção de ar polar que vai atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias derrubará ainda mais a temperatura, o que pode fazer deste agosto um dos mais frios da história recente. Repete-se o padrão anotado no último inverno dos Estados Unidos em que a segunda metade da estação foi muito mais fria. A maior parte do país teve março frio e o começo da primavera foi também frio e chuvoso em abril.

 

MAIS NOTÍCIAS