Geral

Limites entre Caxias e Farroupilha vão ser reavaliados

15/06/2016
Rádio Gaúcha Serra

     A linha que divide Caxias do Sul de Farroupilha passará por ajustes nos próximos meses. Estudos realizados por técnicos das prefeituras de Caxias do Sul e Farroupilha serviu de base para um projeto de lei que pretende corrigir discrepâncias no limite dos dois municípios.

     Conforme o texto, na época da emancipação dos municípios, a linha divisória foi determinada com base em limites físicos e travessões rurais, mas não havia instrumento de precisão para a demarcação. Dessa forma, o mapa oficial de Caxias do Sul define um limite diferente do mapa de Farroupilha. Já o mapa do governo do Estado tem uma terceira divisão territorial.

     Para avaliar os novos limites, os técnicos visitaram as localidades que dividem os municípios, analisaram documentos e usaram recursos georeferenciais. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Planejamento de Caxias do Sul, Tarciso Viero, os municípios não vão perder área territorial. Em alguns pontos, Caxias, por exemplo, deve ganhar área e em outros, perder.

     O mapa anexado à lei não detalha as metragens, mas parte da localidade de Nossa Senhora da Salete, por exemplo, deve ser incorporada a Farroupilha. Já uma área próxima ao Arroio Tega deve passar para Caxias do Sul, com o córrego dividindo os municípios.

     A mudança, de acordo com Tarciso, deve dar mais segurança para quem precisa buscar serviços, licenciamentos ou registros de imóveis. A segunda discussão e votação do projeto ocorre hoje na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A Câmara de Farroupilha também precisa votar o texto. Depois de aprovado nos dois municípios, a alteração vai ser encaminhada para a Assembleia Legislativa.

MAIS NOTÍCIAS