Saúde

Hospital São Pedro faz ação para mobilizar autoridades quanto à crise na saúde

27/07/2016
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Durante toda a segunda-feira (01), dia que marca o início do mês das Misericórdias, funcionários vão utilizar uma faixa preta nos braços em protesto ao descaso com a saúde pública.

     Impulsionadas pela data de 15 de agosto, instituída como o Dia das Misericórdias no Brasil, as 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, vem mais uma vez expor a dificílima situação vivenciada. Durante o mês de agosto diversas atividades serão desenvolvidas pelas instituições que atendem mais de 70% do atendimento SUS no Estado.

     O dia 01 de agosto será de mobilizações locais, onde os hospitais filantrópicos estão organizando ações internas para apresentar a situação as autoridades locais. Já nos dias 08 e 09, as ações são em conjunto com a OAB seccional RS e OAB Nacional. Reuniões em Porto Alegre (08/08 na seccional RS, a partir das 9h) e em Brasília (09/09, na OAB Nacional), debatem os rumos da saúde pública do Estado e do Brasil.

     De acordo com o administrador do Hospital São Pedro de Garibaldi, Jaime Gnatta Kurmann, esta é a forma de pressionar as autoridades para que deem mais atenção aos hospitais que atendem o SUS – Sistema único de Saúde: “Estamos fazendo um sacrifício enorme para manter os atendimentos aqui em Garibaldi, pois repasses e verbas de responsabilidade do governo estadual estão atrasadas. Caso este quadro persistir termos que cancelar os atendimentos”, afirma Jaime.

     No dia 31 de agosto uma comitiva do Rio Grande do Sul estará reunida com a Bancada de Deputados Federais e Senadores gaúchos, no Hotel Nacional, em Brasília, mais uma oportunidade de relatar a crítica situação da saúde e buscar soluções para os hospitais.

     Ao longo do mês a Carta das Misericórdias será distribuída nos hospitais, entregue a autoridades. Nela o panorama das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos é apresentado.

 

MAIS NOTÍCIAS