Turismo e Gastronomia

Festival do Vinho Colonial no Vale dos Vinhedos

04/09/2013
Imprensa Prefeitura Bento Gonçalves

     Uma das grandes novidades da programação da Estação Primavera Bento é o Festival Nacional do Vinho Colonial: Gastronomia, Vinho e Alegria. A atividade será realizada nesta sexta-feira (6), a partir das 19h30min no Salão da Comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. O objetivo do evento é preservar a identidade e a maneira tradicional da elaboração de vinhos, preservando a história, cultura e o saber local. O projeto é uma iniciativa da EMATER, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Secretaria de Turismo, IFRS e EMBRAPA.

     Conforme Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné, o Festival é resultado de um trabalho que iniciou há três anos, e envolveu 83 famílias de agricultores residentes nos Distritos. "Neste período foi trabalhado todo o processo de vitivinificação, ou seja, realizaram-se tardes de campo, abordando poda da videira, pragas e doenças, tratamentos fitossanitários, elaboração do vinho, além da Análise Sensorial, resultando neste grande Festival do Vinho Colonial", destaca.

     Além do Vale dos Vinhedos, os distritos de Tuiuty e Faria Lemos também recebem o Festival. Os participantes poderão degustar os vinhos elaborados no projeto, além de acompanhar um cardápio da culinária local, com Salame, copa, queijo, pão colonial, polenta brustolada, coxa e asa de frango, geléias (uva e figo), grostoli.

     O ingresso para o Festival é R$ 30. Informações: (54) 9929 5035 - EMATER (54) 3452 2289

MAIS NOTÍCIAS