Geral

Programação Especial para comemorar os 54 anos de Carlos Barbosa

25/09/2013
Rádio Estação FM

 

     O município de Carlos Barbosa completa nesta quarta-feira (25), 54 anos de emancipação político-administrativa e para celebrar a data, a administração municipal preparou uma série de atividades para comemorar, em grande estilo, esses 54 anos de história, que conta a vida de um povo acolhedor, uma cidade bonita e em pleno desenvolvimento.

     A história de Carlos Barbosa começa por volta de1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíam o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e Lombardia.   

     Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dados à localidade. Em 25 de janeiro de 1910 o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa, em homenagem ao então Governador do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves, em cuja gestão (1909 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.

     Em 25 de setembro de1959, foi assinado pelo então governador do estado Leonel Brizola o decreto de criação do novo município de Carlos Barbosa.

     Carlos Barbosa se destaca em Desenvolvimento Humano, tem os melhores índices de renda e longevidade e um alto desenvolvimento em educação.

     Os esportes também são destaques em nossa cidade, onde o município pode ser oficialmente apontado como a Capital Nacional do Futsal. Temos a sede do clube de futsal mais bem-sucedido do país, com inúmeros títulos nacionais e internacionais, e é referência mundial do esporte. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), fundada em 1976, ficou conhecida mundialmente ao se tornar bicampeã do Mundial de Clubes de Futsal da Fifa. O trabalho de preparação de jovens atletas representa uma das maneiras como o município promoveu a inserção social, com inclusão de jovens, desde cedo, nas atividades esportivas.

     As atividades turísticas do município estão fundamentadas na natureza exuberante, característica da região, bem como nos atrativos históricos deixados pelos imigrantes.

     O antigo e o recente se fundem em uma exuberante combinação. A Ciclovia e o Parque da Estação, dois dos principais pontos de interação do município, contam também a história do trem. Enquanto a Ciclovia cobre o caminho dos trilhos, os antigos prédios da Estação Ferroviária,

     A religiosidade é presente no dia-a-dia dos barbosenses, que pode ser observada na grande quantidade de capiteis e igrejas, especialmente antigas, que podem ser encontrados na cidade e no interior.

Além de muita cultura, Carlos Barbosa dispõe de belos lugares para prática de esportes, com muito verde e ar puro.

     Na economia, o destaque fica para a tradição leiteira. A maior microbacia leiteira do estado se encontra no município, com mais de 100 anos na criação de gado leiteiro. Também é berço industrial, com empresas que se consolidaram no mercado, obtendo destaque em todo o mundo.

     Carlos Barbosa é exemplo de progresso e desenvolvimento em todos os aspectos, e para comemorar 54 anos de existência, o mês de setembro é todo dedicado a população com atrativos esportivos, culturais, religiosos entre outras atividades que fazem parte do calendário de eventos e para o dia 25 de setembro, iniciamos com a Missa de Ação de Graças, com a participação do coral Carlos Barbosa de Cultura e Arte interpretado em latin “Immaculata, que acontece na Igreja Matriz, às 10 horas.

    E a tarde foi preparada uma sequência de shows musicais que acontecerão na Rua Coberta

15h - Mukifus Band

16h- Paulo Costa

17h – Elvis Cover ( dublagem com Fabiano Feltrin)

18h – Mary Terzinha

19h – The Travellers

Estes eventos são uma promoção da Fundação de Cultura e Arte -PROARTE e Jornal Contexto.

 

 

MAIS NOTÍCIAS