Saúde

Cigarro faz mal também para o bolso

22/05/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Liga de Combate ao Câncer trouxe a Bento Gonçalves os especialistas para debater ações contra o tabagismo.

     O tema cercou o bate-papo promovido pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves com os médicos especialistas em Pneumologia José Miguel Chatkin e Luiz Carlos Correa da Silva, no último dia 19, em mais uma atividade do Dia do Basta – série local de atividades relacionadas ao combate ao fumo desenvolvida pela entidade há nove anos e com culminância no dia 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco.

     O tema “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento” mira a questão financeira familiar como forma de alertar o fumante para além das complicações relacionadas à saúde. “Existe uma conscientização de que o cigarro faz mal, isso é fato. Então, começou a ser avaliado o que ocorre com uma família que tem um fumante”, explicou Chatkin, eleito para a presidência da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) para o biênio 2019-2020.

     No Brasil, estima-se que o governo arrecade em torno de R$ 6 bilhões com os impostos gerados sobre a venda de cigarros, mas gaste mais de R$ 20 bilhões com o tratamento de doenças tabaco-relacionadas.

     Dados da OMS indicam que menos de 6% das pessoas que decidem para de fumar sem ajuda conseguem sucesso passados 12 meses. Mas com programas como os desenvolvidos na Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica mais fácil. No ano passado, por exemplo, de uma turma de 19 pessoas, 14 conseguiram abandonar o hábito do cigarro, ou seja, mais de 70% deles obtiveram sucesso. “Por isso estamos nessa força-tarefa de sensibilização e conscientização”, diz a presidente da Liga, Maria Lúcia Gava Severa. Até agora, a entidade já impactou cerca de 30 mil pessoas com as ações temáticas realizadas ao longo do mês. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS