Turismo e Gastronomia

Casa Mottin e Mansão Mazzini completam 100 anos de construção

Prédios históricos compõem um dos principais atrativos de Garibaldi
18/11/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     Garibaldi possui um dos acervos arquitetônicos mais importantes da Serra Gaúcha. Os 35 exemplares de construções que se estendem ao longo da Buarque de Macedo e ruas adjacentes compõem a Rota Passadas – A Arquitetura do Olhar, projeto que oferece aos turistas a experiência de conhecerem a história e visualizarem essas construções históricas. Em 2021, a Mansão Mazzini e a Casa Mottin, duas construções do conjunto, completam 100 anos.

     A Casa Mottin, na Rua Buarque de Macedo, foi o antigo armazém “Baratilho de Lourenço Mottin” e vendia de hortaliças até louças e produtos importados. Já a Mansão Mazzini, que fica na esquina da Rua Júlio Castilhos com a Rua Heitor Mazzini, é um dos prédios mais imponentes e famosos do Município. Idealizada pelo engenheiro e proprietário Agostinho Mazzini, com traços do renascentismo italiano, a Mansão possui uma profusão de elementos decorativos e, no alto da fachada principal, há o brasão da família Mazzini. A casa segue sendo de propriedade da família descendente.

     O acervo de Garibaldi é amplo e algumas construções são ainda mais antigas, como o prédio da antiga Pharmacia Providência, datado de 1900.  A sacada, com gradil de ferro, serviu de palanque para discursos de autoridades, destacando-se os de Getúlio Vargas e Borges de Medeiros. A Casa Vicente Branchi, de 1920, já foi loja de calçados, agência do Banco da Província e Cartório de Notas e Registros.

     A Capital Brasileira do Espumante abriga também o mais antigo prédio de alvenaria da Serra Gaúcha, que sedia atualmente o Museu e Arquivo Histórico Municipal. A primeira edificação é de 1878, de madeira, ainda quando o território pertencia à Colônia Conde D´Eu, e abrigou a “Societa Italiana Conde D’Eu”, que funcionou como a sede de acolhimento dos imigrantes italianos que chegaram à região a partir do ano de 1875.  Em 1884, foi construído o primeiro pavimento em alvenaria para instalação da “Società Italiana di Mutuo Soccorso”, que também abrigou o Consulado Italiano. No ano de 1892, o prédio foi reformado e o piso superior construído.

Turismo e a Rota Passadas – A Arquitetura do Olhar

     Em Garibaldi, o visitante é convidado a mergulhar nesse mundo de simbologia, expressividade e história por meio da Rota Passadas – A Arquitetura do Olhar. Há um passeio guiado, que pode ser feito a pé ou de Tim Tim - caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.

A importância da Rua Buarque de Macedo

     A Rua Buarque de Macedo surgiu em 1879 como Estrada Geral, cortando matas e rios, ligando os campos de Lagoa Vermelha a Montenegro e passando pelas colônias Conde d′Eu (Garibaldi), Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Alfredo Chaves (Flores da Cunha). O nome homenageia o Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Império, de 1880 a 1881, Manuel Buarque de Macedo.


MAIS NOTÍCIAS