Polícia

Em entrevista coletiva Polícia Federal detalha fraude na Embrapa de Bento Gonçalves

02/08/2017
Difusora 890

     Duas vinícolas de Bento Gonçalves estão sendo investigadas. As apreensões de mídias, computadores e documentos em cumprimento de mandados durante a manhã desta quarta-feira (02), pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, deverão nortear os próximos passos após a realização da Operação Liber Pater, ocorrida simultaneamente em Bento Gonçalves, Farroupilha, Esteio e Vacaria.

     As informações foram divulgadas em entrevista coletiva realizada na Sala Imigrante do hotel Personal Smart, em Caxias. Manifestaram-se para a imprensa Sérgio Busato, delegado regional de Investigação e combate ao Crime Organizado, Eduardo Dalmolin Bollis, delegado da Polícia Federal, procurador do MPF, Bruno Alexandre Götschow, Cláudio Moacir Marques Corrêa, Auditor Federal da CGU no RS.

     Cerca de 40 policiais federais e seis servidores da CGU cumpriram nove mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva (uma forma impositiva de levar sujeitos do processo, ofendidos, testemunhas, acusados ou peritos, independentemente de suas vontades, à presença de autoridades policiais ou judiciárias). As investigações apuraram indícios de fraude em licitações para compra de matéria prima e sobrepreço na aquisição de uvas, com indicativo que alguns fornecedores sejam vinculados a dois servidores da Embrapa.

     “Existem vários elementos que indicam possibilidade concreta de que haja irregularidade na aquisição das uvas. Grande quantidade de compras de uvas com dispensa ou inexibilidade de licitação”, afirmou Eduardo Dalmolin Bollis, delegado da Polícia Federal.

     Ao menos cinco obras realizadas por três empresas de engenharia, foram superfaturas e causaram prejuízo estimado em cerca de R$ 790 mil. Uma das empreiteiras fez três obras, que foram desde a reforma da cantina fase 4, a construção do pórtico de acesso e o levantamento do prédio da chefia.

     Liber Pater é o deus romano da viticultura, cultuado antes mesmo do deus Baco, ligado ao vinho.

 

COMUNICADO da EMBRAPA

     A Embrapa informa que foi comunicada hoje cedo de uma ação da Polícia Federal em sua unidade Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Desde então, os dirigentes da Empresa estão acompanhando o desenvolvimento da operação e dando amplo acesso e apoio às investigações.

     Secretaria de Comunicação da Embrapa

 

 

MAIS NOTÍCIAS