Geral

Bento Gonçalves recebe 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

22/09/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

     Desde 1993, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza em Bento Gonçalves a Avaliação Nacional de Vinhos. Em sua 25ª edição, o evento ocorre neste sábado, 23, a partir das 8h, no Pavilhão “E” do Parque de Eventos, e tem por finalidade promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, sendo o único do gênero em todo o mundo. São esperadas quase mil pessoas entre público e convidados comentaristas.

     Uma comissão de seleção, composta por 118 enólogos de todo o país, selecionou, entre um universo de 327 amostras de 59 vinícolas de seis estados brasileiros, os vinhos mais representativos da Safra 2017.

     No dia do evento, serão degustados os 16 classificados das seguintes categorias: Branco Fino Seco Aromático (2 amostras); Brancos Finos Secos Não Aromáticos (3 amostras); Tintos Finos Secos (7 amostras); Tinto Fino Seco Jovem (1 amostra) e Base para Espumante (3 amostras).

     Serão 16 convidados que degustarão as amostras às cegas e compartilharão suas impressões com o público, dentre eles enólogos, sommeliers, jornalistas, médico cardiologista, chef de cozinha e turismóloga, vindos da Argentina, da Itália, do Japão e do Uruguai. O 16º comentarista será sorteado entre o público.

     A cada amostra de vinhos apresentada, todos os participantes registram em uma ficha individual suas sensações visuais, olfativas e gustativas, podendo, em seguida, compará-las com a média dos 16 degustadores convidados. O evento não possui cunho competitivo, e sim caráter educativo.



Serviço:


25ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2017
Data: 23 de Setembro de 2017
Local: Pavilhão "E" do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, RS (Rua Alameda Fenavinho 481, B. Fenavinho, 95700-000, Bento Gonçalves, RS)


MAIS NOTÍCIAS