Geral

Realizada a primeira Simulação de Acidentes de Grandes Proporções em Bento

30/11/2017
Portal Adesso - Foto: José Estefanon

     Ação contou com a participação de 160 voluntários 

     Na tarde desta quarta-feira (29) na Estação Férrea da Maria Fumaça, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM,  realizou a 1ª Simulação de Acidentes de Grandes Proporções. 

     A ação contou com a participação de 160 voluntários, entre eles, 62 figurantes, alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Técnicos de Enfermagem da Faculdade Cenecista, alunos de Medicina da UCS, alunos de intercâmbio da Espanha, além de voluntários inscritos através do site. 

     No socorro as vítimas atuaram profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Nova Prata, Corpo de Bombeiros, 6º BCOM, 3º Esquadrão de Aeronaves da Brigada Militar, Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito (DMT). 

     De acordo com o secretário de Segurança, Tenente Coronel José Paulo Marinho, o objetivo da ação é o treinamento das tropas de Segurança Pública do Município, além da preparação da comunidade, para casos de acidentes de grande proporção. "Procuramos aproximar o máximo possível da realidade para avaliar a nossa capacidade operacional, utilizando recursos que temos a disposição no momento do sinistro. Esta ação serviu como um treinamento, que podemos nunca necessitar, mas não podemos ficar um minuto sem estarmos preparados se isso vier a acontecer", afirma. 

     Para a simulação foram utilizados como cenário três vagões, no primeiro um incêndio com vítimas de queimaduras de todos os níveis e desmaiadas devido à inalação de fumaça, no segundo vagão, vítimas de afogamento, e no terceiro, vítimas de acidente, presas a ferragens e escombros, com diversos ferimentos em vários graus. 

     "O local em que foi realizada a simulação não é apenas para nos preparamos para atendimento a acidentes ferroviários, mas em ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte, prédios, construções ou qualquer outro tipo de acidente", explica o coordenador da Defesa Civil, Thiago Fabris.

 

 

MAIS NOTÍCIAS