Geral

No site da prefeitura, Farroupilha se intitula Capital do Moscatel

04/01/2018
Portal Adesso - Foto: Reprodução site Prefeitura de Farroupilha

     Mesmo sem nenhuma Lei aprovada, Administração Municipal busca encontrar uma identidade para a cidade. Prefeito de Garibaldi diz que título não se conquista “na marra”. No site oficial de Farroupilha, prefeitura divulga ser a capital nacional do moscatel.

     Para qualquer cidade brasileira se intitular capital de alguma coisa e utilizar a denominação como marca é precisa que tramite uma Lei no congresso nacional e depois de aprovada na Câmara dos Deputados e Senado, ainda é necessário passar pela sanção presidencial. Foi assim que Garibaldi se tornou a Capital Nacional do Espumante, devido ser o berço nacional da bebida.

     No município de Farroupilha que é conhecido como “A Terra do Kiwi”, atualmente deixou de produzir a fruta em grande escala e a administração municipal decidiu acabar com a Festa do Kiwi.

     Alegando produzir grande quantidade de uva da variedade moscato, Farroupilha quer se tornar a Capital Nacional do Moscatel, porém, o assunto já gerou polêmica e repercussão envolvendo as prefeituras das duas cidades.

     Conforme matéria do PORTAL ADESSO, o Prefeito de Garibaldi Antônio Cettolin, já havia enviado um recado através da imprensa ao prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves. Na oportunidade Cettolin afirmou que não teria nexo Farroupilha ter este título, pois moscatel nada mais é que uma variedade de espumante e a Terra do Espumante é Garibaldi.

     Nesta quinta-feira (04), ao saber pela nossa reportagem que a prefeitura de Farroupilha utiliza este título no site oficial Cettolin novamente questionou a iniciativa. “O moscatel é uma variedade de espumante, logo, não há porque Farroupilha tomar tal título para si, são questões de entendimento. Por mais que seja um dos maiores produtores da uva moscato, Farroupilha não produz o espumante, quem o faz é Garibaldi”, afirmou Cettolin.

     O prefeito de Garibaldi ainda disse que reivindicar tal título “na marra”, não traz nenhuma vantagem. “Todos sabem que Garibaldi é a Capital do Champagne/Espumante há mais de 100 anos, será difícil para Farroupilha consolidar esse nome”, ressaltou.

     Além do mais, a Festa Nacional do Espumante ocorre em Garibaldi e é uma característica da cidade, e na Fenachamp são servidas muitas garrafas de Moscatel. 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS